A ação é um incentivo do Papa Francisco com o objetivo de convidar as comunidades cristãs a levarem esperança e conforto aos pobres
Em celebração da 3ª Jornada Mundial dos Pobres nos dias 10 a 17 de novembro, a Cáritas Diocesana, de Tianguá-CE, realizou na última quarta-feira, 13, o Dia de Ação Solidária promovendo ações sociais com os moradores do bairro Santo Expedito, em Tianguá. A ação é um incentivo do Papa Francisco com o objetivo de convidar todas as comunidades cristãs a levarem esperança e conforto aos pobres.
Com o tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19), o Dia de Ação Solidária também teve a proposta de incentivar a proximidade e solidariedade humana. No período da tarde, foram realizadas atividades educativas com as crianças da comunidade, como leituras de estórias, pinturas faciais, distribuição de brinquedos e de roupas infantis. Já os adultos puderam participar de rodas de conversas sobre aleitamento materno, câncer de mama, e também disfrutar dos serviços de beleza (corte de cabelo e barba), designer de sobrancelhas e manicure.
Muitas entidades de Tianguá estiveram presentes, o Espaço Socioeducativo Dom Javier, a Paróquia Santo Antônio, a Obra de Maria, a Pastoral da Criança, a Turma do Sopão, os cabeleireiros Cleane e Ewerton Negão, a Secretaria de Saúde (dentistas e enfermeiros), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, a Câmera de Dirigentes Lojistas, manicures da comunidade, as voluntárias do Cáritas, Camila Sousa e Priscila Solyane, e o Dr. Erich Jesus representando o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST.
Já ao anoitecer, uma Santa Missa foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Francisco Edimilson, e concelebrada pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Rogério Madeiro, na Igreja Santo Expedito. A Celebração transmitiu aos fiéis, palavras de força e ânimo para enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. Após a Santa Missa, o Dia da Ação foi encerrado com o show da Banda Musical, apresentado pelo professor Ângelo, e também com uma coreografia das crianças da comunidade.
A Cáritas da Diocese expressou seu desejo diante desta ação: “Sejamos transformação, muitas pessoas só precisam de oportunidades para saírem da extrema pobreza”.
Por: Laíse Marcondes e Poliana Santos/AMEX