Comissão de Liturgia se reúne no Regional NE 1

A Comissão Episcopal para Liturgia teve sua primeira reunião anual realizada no dia 11/02, na sede da CNBB Regional, em Fortaleza. Na pauta:  1- Síntese do questionário sobre liturgia; 2 – Reorganização do calendário 2020; 3 – Atividades programadas para formações e 4 – Outros assuntos.

Estiveram presentes representações da arquidiocese (Região Bom Jesus, Região Nossa Senhora da Assunção, Região Nossa Senhora da Conceição e Região Nossa Senhora dos Prazeres); das dioceses estiveram presentes: Crato, Sobral, Tianguá, Itapipoca, Limoeiro e Iguatu.

Haydée Bonfim, secretária da Comissão, apresentou a síntese dos resultados do questionário enviado a arquidiocese e dioceses do regional, ressaltando os desafios e avanços nos quesitos respondidos. Após o momento houve uma breve apreciação dos participantes.

Dom Gilberto Pastana, bispo referencial da Liturgia, fala sobre a importância do encontro e do trabalho encaminhado pelas dioceses: “esse questionário tem como objetivo conhecer melhor aquilo que existe de Pastoral Litúrgica, Cântico litúrgico e espaço litúrgico que temos nas dioceses e contribuiu muito para o planejamento das atividades neste ano de 2020”.

Curso de Especialização em Liturgia (julho)

O Professor Dr. Pe. Moésio Pereira de Souza (diretor da Faculdade Católica de Fortaleza) falou sobre o Curso de Especialização em Liturgia, que ocorrerá na Faculdade, a partir do mês do julho, tendo como Objetivo Geral: I – Compreender a Liturgia, como cume teológico e espiritual a partir da prática celebrativa no âmbito eclesial, tendo como referências a Sagrada Escritura e a dimensão patrística, sem perder o foco do Concílio Vaticano II e das Conferências da América Latina, na perspectiva de celebrações litúrgicas orantes, participativas e inculturadas, fonte de espiritualidade, lugar de comunhão, evangelização e missionariedade. II – Desenvolver habilidades e competências à sensibilidade da práxis litúrgica, para que haja um envolvimento pessoal e comunitário, na dimensão teológica, litúrgica, espiritual mistagógica, em legitimar os cursistas, em formadores litúrgicos.

Informações: http://catolicadefortaleza.edu.br/PDF_FCF/MAISCURSOS-P%C3%93S-2020.pdf

VI Encontro Regional de Liturgia 

O encontro ocorrerá nos dias 10 e 12 de julho em Fortaleza. Foram escolhidas as equipes para ajudar a estruturação dos trabalhos. O local e o assessor será anunciado em breve através de carta convite encaminhada a (arqui)dioceses.

Diocese de Sobral

A Diocese de Sobral irá realizar entre os dias 13 a 15 de março o Encontro sobre Música Litúrgica, com o tema: “Cantar a celebração eucarística: fundamentos e orientações“, assessorado pelo ir. Fernando Benedito Viera, assessor da CNBB para Música Litúrgica. Pe. Lucione Queiroz, coordenador da Comissão de Liturgia, fez o concite salientado o apoio e parceria com a Faculdade Católica de Fortaleza para emissão de certificados.

OPINIÕES

“interessante vemos os resultados dos questionários, teve muitos avanços e isso é importante para construção de uma identidade”. Pe. João Leno Lima da Silva – diocese de Tianguá 

“Vimos que a partir dos relatórios uma realidade se apresenta: o povo precisa de formação e aprofundamento, porém se nota que essa realidade está sendo construída também. Mas temos muito a caminhar, faltaram muitas paróquias que não enviaram seus relatórios”. Torres da arquidiocese de Fortaleza (Região Bom Jesus dos Aflitos) 

Imagens: https://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=1051151638584441

Por: Alex Ferreira – setor de comunicação do regional