Comissão para Juventude realiza Assembleia Regional em Fortaleza

Por: Setor de Comunicação Regional 

Com o tema “Coragem, sou eu, não tenhais medo.” Mc 6,50, a Pastoral Juvenil do Regional NE 1, realizou entre os dias 11 e 13 de fevereiro a Assembleia Regional da Juventude contando com a presença das representações das nove dioceses e das diversas expressões juvenis do Estado.  Ao longo dos dias puderam partilhar as realidades (arqui)diocesanas e as muitas experiências vivenciadas ao longo deste último ano, bem com refletir e planejar os passos da evangelização da juventude a luz do sínodo.

Dom Júlio César Souza de Jesus, bispo auxiliar da arquidiocese e referencial da Juventude, ressaltou a importância da participação e da escuta jovem, atentos ao dinamismo da juventude, citando a Exortação Apostólica Pós-Sinodal / Christus Vivit, lembrou que somos chamados a sermos uma juventude viva, que saí ao encontro do outro e caminha com ele, abraçando as diferenças e formando a unidade. Sobre as mídias digitais, o bispo referencial, recordou que antigamente a juventude se encontrava para se informar nas praças, hoje as praças são as telas dos celulares, isso evidencia o dinamismo da juventude que precisa ser acompanhado com atenção, apesar dos aspectos positivos não podemos nos esquecer de algumas realidade presentes neste meio virtual como a facilidade na propagação de fakenews, Cyberbully, o isolamento e a perca da vivencia social.


Durante a assembleia os jovens das diversas expressões puderam partilhar suas experiências, a Jovem Brenda Alanna, responsável pela comunicação do Setor Juventude da diocese de Quixadá compartilha que a Assembleia Regional “nos faz conhecer um pouco mais a realidade do outro jovem. É um momento necessário de escuta, de falar e expressar nossos anseios, angústia, alegrias. É partilha, unidade! Eu Amei muito, cada vez mais estar inteirado, formado, é muito bom e frutuoso!”, ressaltou a jovem.

Ao concluir se percebeu o anseio por unidade, como diz o tema do DNJ 2021 – “Que sejamos um!”, os jovens saíram animados e entusiasmados para efetivar o processo de evangelização nas Igrejas particulares e de “modo especial viver a sinodalidade que é pedida na igreja, comunhão, participação e missão, que possamos ser jovens edificados e enraizados em Cristo Jesus“, concluiu Narieudes Lima, Assessor Adulto da Comissão e Articulador do EJC.

Coordenação da Comissão para Juventude
Ampliada

Com informações e fotos: Comissão para Juventude