Congresso Eucarístico Nacional terá área de exposição para as Pastorais Sociais

As pastorais sociais da Igreja no Brasil terão lugar cativo durante o Congresso Eucarístico Nacional deste ano (CEN2020). Os grupos vão compor uma exposição gratuita no evento, que vai mostrar os serviços e as ações evangelizadoras desempenhadas pelos agentes nas paróquias, dioceses e regionais.  A mostra também apresentará materiais usados no dia a dia das pastorais, bem como peças de divulgação a exemplo de jornais, banners e folders. Ainda será possível a exibição de peças audiovisuais que mostrem as ações dos grupos Brasil à fora.

A exposição das pastorais sociais será realizada entre os dias 11 e 15 de novembro no hall do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda (PE). O espaço de 546 metros quadrados está estrategicamente localizado entre a área de circulação comum, o local para as Catequeses Públicas e o teatro onde ocorrerá o Simpósio Teológico.

“As pastorais sociais terão esse lugar especial porque estão diretamente ligadas ao tema do congresso (‘Pão em todas as mesas’). Por outro lado, é de suma importância que as pessoas cada vez mais conheçam o trabalho da Igreja nas mais diversas áreas sociais”, afirmou o presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB do Nordeste 2, dom Limacêdo Antônio da Silva.

De acordo com a secretaria da comissão, das cerca de 20 pastorais já contactadas pelo menos 12 confirmaram presença. “Será uma parte muito significativa do encontro porque vai dar a materialidade da fé alimentada no congresso”, disse o religioso.

Dom Limacêdo, que também é o auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, esteve nesta terça (10) no local realizando a visita técnica. A vistoria foi conduzida pelo executivo sênior da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), responsável pela administração do Cecon. Membros de comissões organizadoras do CEN2020 também acompanharam a inspeção.

Também no Cecon haverá a exposição Servos de Deus e a Feira Católica do CEN com mais de 200 expositores dos segmentos de editoras católicas, artigos religiosos, mobília, equipamentos e serviços voltados para a Igreja. O empreendimento vai abrigar ainda o espaço de atendimento à imprensa.

CEN2020

A 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional será realizada de 12 a 15 de novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife. O evento terá como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (Cf. At 2,45-47)”.  A programação completa do CEN2020 pode ser acessada no endereço cen2020.com.br/programacao.