Participantes estudam o Pilar da Palavra durante o 2º dia do Conser

O segundo dia do CONSER, durante a parte da manhã, teve a assessoria do Padre Jânison de Sá Santos, coordenador nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que falou sobre o Pilar da Palavra: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da vida e da pastoral“. O assessor falou que ficou “contente com as apresentações das sínteses das dioceses. Quantas coisas bonitas estão acontecendo no Nordeste 1. Perceber a catequese dentro desse grande leque que é a evangelização, que foi lembrando ontem com as Diretrizes Gerais assumidas pelo Regional“.

Após a apresentação do assessor houve uma ressonância entre os participantes. Brevemente inscritos, através do chat, os participantes se expressaram:

Dom Vasconcelos:ainda caminhamos a passo de tartaruga, devagar, embora a Iniciação a Vida Crista, tenhamos dedicado 10 anos de reflexão, de caminhada, mas devemos considerar que a iniciação à vida cristã parte da tão esperada conversão pastoral. É difícil para nosso povo. É difícil para o nosso clero, sobretudo, entender uma catequese que não seja em vista do sacramento, mas que seja uma catequese para a vida, não é fácil realizar uma catequese que não seja por grupos: primeira comunhão, crisma, perdemos aquela catequese personalizada”. 

Dom Júlio César: “No mês da Bíblia estamos sentindo uma defasagem em torno da celebração da Palavra de Deus. Nos últimos tempos tudo na Igreja é importante, não existe  absolutamente nada que não seja importante na vida da Igreja. Mas nós percebendo que o mês de setembro que é o mês da Bíblia tem dividido espaço para o mês do dízimo, da animação do dízimo. O dízimo é bíblico, mas o que não é bíblico na vida da Igreja? Precisamos encontrar meios para conciliar essas duas realidades pastorais“.

Dom Edimilson Neves:Temos uma tentação de retroceder, de não anunciar, e as vezes anunciamos um Cristo muito adocicado ou desfigurado, que não tem atração nenhuma. Redescobrir a identidade de Cristo, não ter medo de anunciá-lo, sobretudo sem medo de feri também, porque a Palavra de Deus não veio para amaciar o ego de ninguém, mas a verdade que precisa ser dita“, também acrescenta, “o que me preocupa e como dosar o anúncio da Palavra e a Doutrina? Notamos que há um desconhecimento muito grande no que diz respeito a Doutrina da Igreja, sobre as verdades fundamentais, ai o discurso com a sociedade se torna muito mais complicado, porque não temos conhecimento nem de Cristo e na Doutrina então se gera confusão. Como evitar o esvaziamento doutrinal da catequese? Por outro lado a Animação Bíblico-catequética. É só distribuir Bíblia? É só celebrar o mês de setembro? Como dinamizar essa animação bíblica?“.

Tiveram uma partilha com mais de 12 participantes ao todo.

Fotos: 2º DIA

Por: Setor de Comunicação Regional