Dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto: Um marco histórico na Diocese de Crato e na Nação Romeira

DCIM100MEDIADJI_0160.JPG

Em 3 de fevereiro de 2024, um capítulo significativo foi adicionado aos registros históricos da Diocese de Crato, ecoando não apenas na igreja local, mas reverberando nos corações de toda a Igreja do Nordeste e da Nação Roceira. A data marcou a Dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto, realizando o sonho do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista.

A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, e contou com a ilustre presença do Cardeal Dom Ángel Fernández, Reitor-Mor da Congregação Salesiana, do Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, do bispo emérito, Dom Fernando Panico, e do bispo de Tianguá, Dom Edmilson Neves. A celebração foi marcada pela expressiva participação do Povo de Deus, incluindo romeiros de várias regiões do Nordeste, fiéis, presbíteros, seminaristas, diáconos, religiosos (as) e autoridades civis.

Com o apoio da “Nação Romeira” e a colaboração da Congregação Salesiana, a construção desta igreja ao longo de mais de duas décadas materializou não apenas tijolos e argamassa, mas o testemunho tangível da perseverança e devoção do povo. A Dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto é a celebração não apenas da construção de um templo físico, mas da concretização de um sonho que ecoou nas preces de milhares de romeiros, homens e mulheres de fé vindos de Juazeiro do Norte e de diversas regiões.

“É preciso dizer sobre esta Igreja, cuja dedicação estamos realizando, que há dois aspectos que necessitamos enfatizar, dada a sua importância. Por primeiro, que toda igreja mais importante – como as paróquias e, sobretudo, as catedrais -, são dedicadas a Deus. Assim como o Cristo, que foi todo consagrado ao Pai, esta Igreja do Bom Jesus do Horto está sendo dedicada pela importância singular que ela tem dentro do contexto eclesial do Nordeste, no coração dos romeiros, na vida dos filhos de Dom Bosco e na nossa Diocese de Crato”, disse o bispo diocesano, em sua homilia.

Dom Magnus, ao recordar os protagonistas dessa história, a “Nação Romeira”, ressaltou a importância do acolhimento, enquanto Igreja, a esse povo tão querido.

“Gostaria de lembrar que a Igreja Particular de Crato, deve ser sempre uma igreja peregrina, missionária, samaritana e com um olhar profundo e afetivo para a ‘Nação Romeira’”. Em comunhão com o Papa Francisco, como herdeira desse legado, deixado pelo Padre Cícero Romão Batista ao povo, queremos ser cada vez mais uma Igreja a caminho, romeira, evangelizadora, dinâmica, uma Igreja de portas e coração abertos, oferecendo o que de mais precioso nós temos: Jesus Cristo, o Filho amado do Pai”, acentuou.

Rito de Dedicação

Dentro da Celebração Litúrgica, a Dedicação da Igreja como tal tem seu lugar após a Liturgia da Palavra e antes da Liturgia Eucarística.  Este ato litúrgico, cuidadosamente planejado e repleto de simbolismos, destaca-se como um testemunho tangível da fé e da devoção da comunidade para com Deus. Ao consagrar um local ao culto divino, a igreja não apenas se torna um espaço físico, mas um centro espiritual onde a presença divina é invocada e celebrada.

Após a homilia e a profissão de fé tem lugar a Dedicação. Cantasse a ladainhas, que substitui a prece dos fiéis. Em seguida são colocadas as relíquias sob o altar – neste altar foram depositadas as relíquias de São João Bosco, São Domingos Sávio e da Beata Benigna Cardoso. Após o fechamento do sepulcro, como é chamado o local das relíquias, o Bispo diocesano reza a Prece dedicatória, que desenvolve os temas da teologia em torno da Igreja e do que se espera do templo.

Começa então a unção da mesa do altar e das paredes da Igreja com o Crisma. Sobre o altar é queimação do altar, seguido da incensação do altar, do bispo, do restante do clero, do assembleia de fiéis e das paredes da igreja.

Enquanto as paredes e o povo são incensados, acontece a vestição do altar. Neste momento o altar é enxugado e recebe uma toalha branca, os castiçais e as flores.

 

Padre Cícero Romão, um “salesiano cooperador”

Em um gesto de profundo reconhecimento e em memória postulada, a Congregação Salesiana selou a dedicação da Igreja Bom Jesus do Horto com uma homenagem especial. Durante a cerimônia, o título de Salesiano Cooperador foi entregue postumamente ao Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Essa honraria não apenas reconhece o legado deixado pelo ilustre sacerdote, mas também destaca sua incansável dedicação e entrega de vida.

Este gesto simboliza um elo significativo entre a Congregação Salesiana e a história viva do Servo de Deus, fortalecendo ainda mais a ligação entre sua missão e o comprometimento duradouro de Padre Cícero com os princípios e valores salesianos.

 

Matéria: Jornalista Mychelle Santos ( ASCOM Diocese de Crato) / Imagens: Marquinhos Alves