Dia histórico: Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Pe. Cícero é oficialmente aberto

Neste dia 30 de novembro, a Diocese de Crato, por meio da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, escreveu mais uma página em sua história romeira e missionária com a abertura oficial do processo que poderá tornar Padre Cícero Romão Batista santo da Igreja. A cerimônia ocorreu após a missa, rezada em memória dos 152 anos da ordenação do sacerdote cratense e presidida pelo bispo Dom Magnus Henrique Lopes.

Essa é a primeira fase do processo. Nela, os membros que vão compor o chamado “Tribunal Diocesano” são apresentados publicamente e registrados em ata. O tribunal é como uma comissão que analisa documentos e ouve testemunhas a respeito da vida, das virtudes heroicas e da fama de santidade do patriarca do Nordeste, além de reunir escritos (cartas, exortações etc).

“Agora nós temos que trabalhar enquanto Tribunal diocesano. Inicia um inquérito sobre as virtudes do Padre Cícero Romão Batista com base especificamente nos documentos. É verdade que existe uma vastíssima literatura que trata da figura do Padre Cícero em vários aspectos; agora é hora, digamos, de recompor a sua biografia a partir das fontes para encontrar toda e qualquer afirmação que comprove as suas virtudes e que ele as tenha vivido em grau heroico”, explica o vice-postulador, Padre Wesley Barros.

À frente da Causa estará o italiano Paolo Vilotta, responsável pelo processo de Irmã Dulce, freira baiana e hoje santa da Igreja. Os fiéis – e as pessoas de boa vontade – podem colaborar com essa fase inicial doando, por exemplo, as cartas que lhes tenham sido remetidas pelo patriarca do Juazeiro (era costume dele responder de próprio punho aos pedidos de conselhos e orientações).

A sessão de abertura foi acompanhada com atenção por romeiros, devotos e autoridades governamentais, como a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), o deputado estadual, Fernando Santana (PT) e o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). O bispo de Cajazeiras-PB, Dom Francisco de Sales, membros do clero diocesano de Crato e das dioceses romeiras do Nordeste, concelebraram a santa missa e também estavam presentes à sessão solene. Ambas podem ser assistidas no canal da TV Mãe das Dores, no YouTube, em transmissão única.

Conheça os membros do Tribunal Diocesano

Paolo Vilotta, filósofo italiano, designado postulador da Causa;

Padre Wesley Barros, sacerdote diocesano, vice-postulador;

Padre José Vicente Pinto, vigário geral da Diocese de Crato, delegado episcopal;

Padre Aureliano Gondim, sacerdote diocesano, promotor de justiça;

Rodrigo Rêmulo, diácono, notário atuário;

Padre Felipe Tavares, sacerdote diocesano, notário adjunto.

Comissão histórica

– Padre Cícero José da Silva, sacerdote diocesano;

– Padre João Paulo de Araújo Gomes, diocese de Caruaru;

– Professor Doutor José Luís Araújo Lira;

– Professor Doutor Antônio Renato Soares de Casimiro;

– Professor Mestre José Carlos dos Santos;

– Professor Armando Lopes Rafael.

Por Assessoria de Comunicação