Diocese de Crato: Padres José Vicente, Francisco Roserlândio e José Gonçalves celebram Jubileu Sacerdotal


Da esquerda para a direita: Padre José Vicente, Dom Gilberto Pastana e Padre José Gonçalves. Foto: Patrícia Silva


 



Esta terça-feira, dia 22 de janeiro, é data magna para os padres Francisco Roserlândio de Souza, José Gonçalves da Silva e José Vicente Pinto de Alencar da Silva. Há 25 anos, os três foram ordenados sacerdotes para a Santa Igreja, em cerimônia oficiada por Dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo diocesano.


Para comemorar essa data jubilar, agradecendo a Deus por estes anos de serviço à Igreja, edificando-a com a palavra e os sacramentos, uma missa foi rezada na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada por padres da diocese e assistida por diáconos. Seminaristas, religiosas, paroquianos, familiares e amigos também compareceram, lotando a assembleia.


“Damos graças a Deus pela vida e pelo ministério dos padres jubilandos”, disse o bispo, durante a homilia, na qual recordou que “partilhar a vida e a missão de Jesus significa entrar no mistério do seu sofrimento”. Por isso, desejou a todos que continuem a ser “pastores dedicados, generosos, acolhedores e abertos aos serviços da comunidade e da diocese, próximo dos pobres e servidor de todos, na presidência e na administração dos sacramentos, na transmissão da Palavra de Deus e na formação do ser cristão”.


Em resposta a essa exortação e a todas as homenagens oferecidas, Padre José Vicente, falando em nome dos demais, considerou que não há outra palavra senão gratidão. “Em primeiro lugar a Deus, Nosso Senhor, que nos chamou e a quem servimos. Também a nossa família de fé, renovamos os nossos votos de continuar servindo diante das necessidades da diocese. E ao povo de Deus, a nossa gratidão por nos dar sustentação na oração e na amizade”.


Perfis


Nascido em Crato, Padre José Vicente foi ordenado sacerdote para a Santa Igreja aos 35 anos. Foi administrador das paróquias Nossa Senhora de Fátima (1994), São José do Seminário e Nossa Senhora Aparecida (1995), chanceler da Cúria Diocesana, vice-reitor, diretor de estudos e reitor do Seminário São José. Em Roma, na Itália, cursou dois mestrados: Ciências da Educação e Direito Canônico. Atualmente, exerce o ministério como vigário-geral da Diocese de Crato, cura da Sé Catedral, assistente eclesial da Escola Diaconal e vice-presidente da Associação Amigos do Seminário São José.


Padre Francisco Roserlândio de Souza, também de Crato, exerceu o ministério na Paróquia Santo Antônio, em Jardim, e Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Foi professor no Seminário São José e atualmente dirige o Departamento Histórico da Diocese e capelão das Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus.


<< Ordenação Sacerdotal em 22 de janeiro de 1994. Foto: reprodução >>


Padre José Gonçalves, natural de Aurora, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Milagres, em Milagres, e nas paróquias de Santo Antônio em Jardim e em Araripe; foi diretor espiritual do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e atualmente é pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Palmeirinha, distrito de Juazeiro do Norte.


Texto: Patrícia Mirelly


Fotos: Patrícia Silva