Diocese de Crato sedia a 25º edição do Nordestão de Liturgia

Pelo décimo quarto ano consecutivo, a Diocese de Crato sedia o Nordestão de Liturgia. Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, o encontro busca o aperfeiçoamento do saber teológico- litúrgico e pastoral. Neste ano de 2023, o encontro chega a sua 25ª edição e traz como tema: “Construindo o saber teológico-litúrgico no chão nordestino”.

A abertura do Nordestão aconteceu na tarde desta sábado, dia 21 de janeiro, com previsão de término para o dia 29. As aulas acontecem no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, e reúne bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas, leigos e leigas agentes de pastoral litúrgica vindos de diversos estados do país.

O encontro acontece sempre no início de cada ano e é aplicado em três etapas. Na primeira os participantes são motivados a compreender a liturgia, para bem celebrá-la; na segunda, entender os sacramentos, para melhor celebrar o Mistério Pascal; na terceira etapa o objetivo é vivenciar os “sacramentais”, para celebrar melhor uma “liturgia inculturada”.