Diocese de Quixadá realiza  47ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Abertura

Teve início na manhã do dia 15 de novembro de 2019, a 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Quixadá, ocorrida no Centro Diocesano de Pastoral São José, em Quixadá, e reuniu, o bispo diocesano, padres, religiosos, seminaristas, lideranças de pastorais e movimentos atuantes na diocese. Este ano direcionam suas atenções para a reflexão acerca das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: A Casa comum, a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária, em perspectiva de uma Igreja em saída.

A metodologia adotada para a realização da assembleia conta com uma programação dividida em três eixos centrais que foram trabalhadas durante os três dias do evento, que são: formação, avaliação e planejamento.

O primeiro dia foi trabalhada a formação dos participantes e teve inicio com o credenciamento e café da manhã, seguido da Celebração de Abertura, conduzida pelo Bispo Diocesano, Dom Angelo Pignoli, que exortou os participantes, a partir da reflexão do texto de Atos dos Apóstolos (4, 32-35), quanto à “importância da comunhão na dimensão do ser Igreja”.

Logo após, Pe. Marcus Barbosa, sub-secretário de Pastoral da CNBB Nacional, deu prosseguimento à programação com as reflexões acerca das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os acontecimentos do dia contaram ainda com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Angelo Pignoli, e Oração das Vésperas, tendo encerramento com o Momento das Pastorais.

Realização da avaliação da caminhada da Igreja 

Os trabalhos do segundo dia de evento no sábado, dia 16 de novembro, teve inicio com a Oração das Laudes e Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Angelo Pignoli. Logo após, os participantes se direcionaram para o momento de trabalhos em grupos, tendo em vista o segundo eixo proposto para a assembleia, que se caracteriza na avaliação da caminhada da Igreja.

Com base na análise de questões relacionadas à identificação dos principais desafios comuns do mundo urbano, a catequese de inspiração catecumenal, formação espiritual dos agentes de pastoral e transmissão da fé à luz do lema do Jubileu de Ouro da Diocese: “O que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos” (1Jo 1,3), os participantes compartilharam no momento de plenária, os resultados do que foi conversado durante os trabalhos em grupos mistos.

O período da tarde foi marcado por um novo momento de trabalhos em grupos, desta vez, divididos por foranias, onde se foi avaliado o andamento das ações propostas como prioridades e urgências assumidas no Plano Diocesano de Pastoral de 2019, tendo em vista a vivência do Triênio Jubilar nas Paróquias de cada forania.

A programação do dia contou ainda com uma nova plenária e contribuições individuais acerca do segundo momento de trabalho em grupo, tendo encerramento com a Vigília Eucarística pelo Jubileu de Ouro da Diocese e Noite Cultural.

Encerramento 

Com a Celebração Eucarística presidida por Dom Ângelo deu-se início as atividades do 3º dia de Assembleia Diocesana de Pastoral. As atividades de planejamento para o ano de 2020 realizadas por foranias tem por base as reflexões realizadas no primeiro dia de assembleia sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023 como também as avaliações realizadas no dia de ontem, tendo em vista ações a serem assumidas em 2020.

Logo após a atividade de planejamento foi exposto em plenária tudo aquilo que conversado nos grupos. Ao termino das atividades na celebração de envio foi abençoado as imagens da Sagrada Família que percorrerá toda as paróquias como atividades em preparação para o Jubileu da Diocese. E assim, deu-se por encerrada as atividades da Assembleia Diocesana de Pastoral 2019.

Imagens: https://www.facebook.com/dioquixadaoficial/

Fonte: Comissão Diocesana de Comunicação