Diocese de Sobral sedia III Muticom Regional em clima de educomunicação


 



        Entre os dias 02, 03 e 04 de março foi realizado o III Muticom Regional com a presença das dioceses de Itapipoca, Crateús, Crato, Limoeiro, Tianguá, Sobral, Iguatu e as arquidioceses de Fortaleza e Teresina. O evento reuniu quase 180 comunicadores da pastoral da comunicação no intuito de refletir sobre o tema: “Educar para comunicar”, também foram realizadas seis oficinas temáticas: Produção de Vídeo, Produção Textual, Oratória, Liturgia, Fotografia e Redes Sociais, além de apresentações de cases da Pastoral da Educação; Pastoral da Comunicação de Varjota; experiências desenvolvidas em escola e da Pascom da Arquidiocese de Teresina.


        A abertura do evento ocorreu na noite do dia 02, com a presença do bispo de Sobral e referencial para Comunicação Social, dom Vasconcelos; do bispo de Iguatu, dom Edson de Castro, do Coordenador da Comissão para Comunicação Social, Alex Ferreira; do Coordenador Diocesano da Pascom de Sobral, pe. Fábio Nascimento e do palestrante pe. Maurício Cruz. A primeira palestra abordou o uso das tecnologias para a educomunicação. Na manhã do dia 03 deu-se a continuidade da palestra abordando a questão dos conceitos e de reflexões em grupos. A segunda palestra foi ministrada pela jornalista Jocasta Pimentel, que abordou o tema Educomunicação e motivou os participantes a falarem sobre as experiências através de uma mesa redonda. No final da manhã a coordenadora da Pascom Diocesena de Itapipoca, Vanusa Linhares, fez o convite para o III Muticom Diocesano de Itapipoca, que será realizado em comemoração aos 20 anos da Pascom. No período da tarde foram ministradas as oficinas, que teve como facilitadores agentes da pascom, coordenadores de comunicação e assessores de comunicação.


       


      No domingo foi o dia dos cases tendo como principal pauta a partilha de experiências desenvolvidas nas paróquias e comunidades. Estiveram ajudando nas reflexões: Mônica Pimentel (assessora da CNBB e membro da pastoral da educação do regional), Teresa Fernandes (jornalista do Jornal Correio da Semana), Cristiane Pinheiro (assessora de comunicação da arquidiocese de Teresina e coordenadora da pascom), João Paulo (assessor de comunicação da Paróquia de Varjota e coordenador da pascom paroquial), Igor Barbosa (coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Maranguape) que convidou a todos para participarem do I Muticom de Férias, promovido pela Pascom Regional e realizada pela Pascom da Região Episcopal Sagrada Família, da Arquidiocese de Fortaleza. O anuncio da 4ª edição do Muticom foi anunciado após a Celebração Eucaristica e as homenagens aos coordenadores diocesanos. Dom Darci, Presidente da Comissão para Comunicação Social, enviou um vídeo parabenizando os participantes do evento. A próxima diocese a acolher o muticom será Iguatu, nos dias 06, 07 e 08 de março de 2020.


Por: Alex Ferreira