Diocese de Tianguá promove o Seminário Diocesano sobre Segurança Pública


 


Alt


O tema abordado ofereceu, às Paróquias Diocesanas, um momento de reflexão sobre o incentivo de busca pela a paz


O Auditório da faculdade de Sapiens, no antigo convento, em Tianguá sediou o Seminário Diocesano sobre Segurança Pública, no último dia 22 deste mês. O Evento foi idealizado e motivado pelo bispo Diocesano Dom Francisco Edimilson, sob a responsabilidade da Coordenação Diocesana de Pastoral, com o objetivo de abordar a questão sobre as causas, situações e consequências das várias formas de violências, bem como buscar alternativas de superação. 


Além do bispo diocesano, marcaram presença no encontro os padres Jerônimo, Anchieta, Lusmar, Erlando e Arnalton, e Representantes das Paróquias e Pastorais Diocesanas e ainda das Secretarias de Ação Social e Educação de Viçosa do Ceará. O evento iniciou-se com a acolhida do Bispo Dom Edimilson, que deu boas vindas a todos e desejou que o encontro fosse referencial à temática, como base de reflexão para as paróquias a fim de desencadear caminhadas pela Paz. 


O primeiro momento de estudo foi assessorado por Pe. Erlando, que animou o grupo a refletir, à luz do antigo testamento. “A violência é sinal de ausência de amor e fraternidade, a violência não se justifica como mandamento divino. Deus sendo misericordioso não se coloca do lado da violência”, ressaltou. “Jesus é uma pessoa não violenta por excelência, todos os atos de violências de seus discípulos encontram Nele reprovação. O fruto da violência é violência; a superação da violência se dá pela restauração da convivência na base da verdade, justiça, amor e liberdade; pela superação da pobreza, pela solidariedade e pelo perdão e reconciliação”, pontuou. 


O segundo momento de estudo foi facilitado pelo jornalista e sociólogo, Ricardo Moura, que iniciou provocando os presentes a pensar sobre as principais violências que acontecem na diocese. O jornalista destacou ainda a desigualdade social como principal causa de violência, visto que os maiores índices se dão em regiões de pobreza e exclusão. Ricardo frisou o aumento crescente da violência, principalmente entre crianças a partir de 10 anos de idade, no Ceará. Na ocasião, o grupo foi convidado novamente a pensar em estratégias coletivas da superação da violência, de forma que cada pessoa possa não apenas esperar pela ação dos governos, mas também no intuito de contribuir de alguma forma em prol pela paz. 


Dom Edimilson encerrou o seminário agradecendo a presença de todos e convidando as Paróquias e Pastorais para realizarem uma Caminhada pela Paz no final da semana como forma de visibilizar que nossa Igreja está alerta e comprometida com a Paz. “O Seminário contribuiu para fortalecer o nosso compromisso individual e coletivo para com a superação da violência e para a construção da paz”, concluiu Lourdes Camilo, Secretária Diocesana de Pastoral e Cáritas diocesana. 



Confira as fotos!


Crédito das fotos: Ermeson Terceiro e Herison Vieira