Seminaristas de várias partes do Brasil conhecem rotina da sede provisória da CNBB


Seminaristas de várias partes do Brasil conhecem rotina da sede provisória da CNBB


Como parte da programação do Encontro sobre Formação Missionária nos Seminários, que acontece desde o dia 24 de setembro no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), diversos seminaristas, coordenadores diocesanos de pastoral e membros do Conselho Missionário de Seminaristas visitaram a sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nessa quinta-feira, 27.



José Lucas Alves da Cruz, seminarista da diocese de Estância (SE)


O subsecretário-adjunto geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão recebeu os seminaristas no auditório da entidade. Na ocasião explicou a eles sobre a estrutura organizacional da CNBB, assim como sobre o trabalho desempenhado por cada setor e cada comissão pertencente a ela. Padre Nequinho, como é conhecido internamente, também falou sobre a reforma do prédio sede, localizado ao lado da Nunciatura Apostólica, no Setor de Embaixadas.


Como forma de incentivo, ele também apresentou aos seminaristas o site oficial da entidade. “É uma maneira deles acessarem e acompanharem a caminhada da CNBB diariamente”, disse. Além disso, padre Nequinho falou sobre a ação social desenvolvida pela entidade, por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e do projeto Correndo Atrás de um Sonho.



João Rafael, seminarista da diocese de São João da Boa Vista (SP)


A colaboradora Débora de Sá, da Secretária Técnica da CNBB foi a responsável por apresentar e levar os seminaristas em todos os setores e ambientes da sede. O seminarista José Lucas Alves da Cruz, da diocese de Estância (SE) disse que foi um prazer “imensurável” conhecer a CNBB: “Foi uma experiência muito interessante, nós conhecemos vários núcleos da sede e o que mais me chamou atenção foram os funcionários pela disponibilidade e pela alegria do Evangelho que eles têm”.


 Já o João Rafael, seminarista da diocese de São João da Boa Vista (SP) afirmou que foi muito gratificante a visita. “Pudemos conhecer os trabalhos que são desenvolvidos pela sede, gostei principalmente do setor da assessoria de imprensa, onde é transmitido as decisões dos bispos, o trabalho com o site e deu para nós termos um esclarecimento muito grande do que é o trabalho da CNBB e o quanto complexo é”, finalizou.


Encontro sobre Formação Missionária nos Seminários


Com o tema “A formação presbiteral à luz da missão: aprofundamento a partir das Diretrizes atualizadas da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil” e foco na formação missionária dos padres diocesanos, o Encontro de Formação Missionária nos Seminários acontece desde segunda-feira, 24, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília. O intuito é aprofundar, refletir e partilhar orientações no que se refere ao eixo do processo formativo dos futuros padres, em conformidade com a Ratio Fundamentalis, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.


A formação conta com assessoria de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, e de dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.