Dom Gilberto e Dom Fernando, juntos, celebrando a figura do Bom Pastor



 



Neste domingo, dia 12 de maio, os festejos alusivos a Nossa Senhora de Fátima, na estátua dedicada a ela, no Bairro Barro Branco, em Crato, foi ocasião de encontro entres os dois bispos da Diocese de Crato: Dom Gilberto Pastana e Dom Fernando Panico. O encontro foi promovido pela Comunidade Missão Resgate, que desde o último dia quatro, organiza e celebra o novenário.


À assembleia reunida na Capela – que é replica da Capela das Aparições, localizada em Fátima, Portugal – acolheu os dois pastores com muito fervor e estima.


Dom Fernando atualmente mora em João Pessoa, na Paraíba. Lá, dedica sua vida à oração e também assessorando encontros e retiros espirituais. Sempre que é solicitado, vem à diocese rever o rebanho, que pastoreara durante quinze anos.


Dar a vida pelas ovelhas


Na homilia da Santa Missa, Dom Gilberto refletiu sobre a figura do Bom Pastor, uma das imagens que Jesus utiliza para se apresentar ao povo. O pastor – disse ele – é aquele que ama, cuida e dá a vida por suas ovelhas. “Nós só somos ovelhas do Senhor quando nós O escutamos. E a voz do Pastor é verdadeira, é amorosa, é salvadora”. Como é bom, então, fazer parte desse redil, seguindo o que a Igreja nos diz e nos orienta. Então, o primeiro ensinamento dessa noite é esse”.


Sobre o Dia das Mães, celebrado neste domingo, Dom Gilberto afirmou que também elas refletem a figura do Bom Pastor, pelo exemplo de amor e de vida doada. “Elas dão a vida pelos seus filhos e os conhece mais do que eles mesmos. Percebem e sentem quando eles estão alegres ou tristes. Por isso a maternidade é uma vocação divina. Agradeçamos, portanto, a vida e o testemunho delas”.


Festa de Nossa Senhora de Fátima


A programação preparada pela Missão Resgate para esta segunda-feira, dia 13 de maio, memória das aparições de Nossa Senhora em Fátima, consta de Santa Missa às 18h, seguida da “procissão das velas” pelas ruas principais do Bairro Barro Branco.



Texto: Patrícia Mirelly


Fotos: Comunidade Missão Resgate