Dom Magnus envia mensagem falando sobre o Conselho Permanente da CNBB

O Conselho Permanente  se reunião após a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com nova formação – 80 participantes -, incluindo os presidentes eleitos para as Comissões Episcopais e das novas presidências dos 19 regionais da entidade. A reunião ocorreu em Brasília (DF) entre os dias 20 a 22 de junho.

Abaixo está um resumo encaminhado por dom Magnus Henrique, bispo de Crato e presidente do Regional NE 1:

 

Estivemos reunidos no auditório Dom Helder Câmara, da sede em Brasília, no período de 20 a 22 de junho do corrente ano, como Conselho Permanente da CNBB, composto por 80 participantes dos 19 Regionais. Somos um dos organismos da Conferência cuja missão é a orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e de instituições a ela vinculadas.

Fomos acolhidos pela nova presidência e, em seguida, Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, “agradeceu em nome do Papa as orações e a proximidade nestes dias de internação, transmitiu a proximidade do Papa nestes dias em que o Conselho Permanente estará dedicado a temas exigentes. Declarou que a sinodalidade é uma referência para os trabalhos destes dias”.

Os diversos assuntos da nossa caminhada foram estudados e refletidos em vista de uma ação evangelizadora mais eficaz. A riqueza trazida pelos Regionais e pelos demais seguimentos, abre horizontes e anima a Conferência a procurar fazer a vontade de Deus, lançando as redes aonde o Senhor nos mandar.

O caminho percorrido ao longo destes dias de trabalho, nos levou a uma pauta que contemplava os seguintes pontos: Análise da avaliação da 60ª AG, Estatuto e Regimento da CNBB, Estatuto civil da CNBB, CF e FNS, Campanha para a Evangelização, Comissão Especial sobre a mineração e ecologia integral, Estatuto do MEB, reflexão sobre análise de conjuntura eclesial e social, eleições dos bispos e assessores membros das Comissões Episcopais, informes dos Regionais, questões jurídicas.

Nutridos pela eucaristia diária e os momentos de oração, bem como pela convivência e momentos fraternos, fomos “caminhando lado a lado”. Iluminados pelas partilhas e acolhimento das contribuições, chegamos à conclusão desta etapa, animados e motivados à labuta que nos foi confiada. Que a Mãe Aparecida interceda pela nossa confiança e perseverança em lançar as redes, pois ouvindo o Senhor, o milagre acontece na mesa do coração e nos alimenta ao longo da nossa caminhada.

 Dom Magnus Henrique Lopes,OFMCap

Presidente do Regional NE 1