Editora da CNBB lança texto-base do IV Congresso Vocacional do Brasil


Editora da CNBB lança texto-base do IV Congresso Vocacional do Brasil


A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, por meio da Pastoral Vocacional, realizará o IV Congresso Vocacional do Brasil, de 05 a 08 de setembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP). Segundo os organizadores, o evento ao tratar do exercício do ministério do discernimento, buscará aprofundar algo que é indispensável neste momento histórico da Igreja e do mundo: que as comunidades eclesiais descubram e despertem modelos de vida, de paradigmas, que atestem, com atitudes e gestos concretos, a beleza de Jesus Cristo, único modelo a ser seguido.


O IV Congresso buscará apontar pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus. “Aos pés de Nossa Senhora, queremos estudar, refletir, rezar e dialogar sobre a questão vocacional, para, iluminados pela fé, traçar linhas comuns de ação, indo ao encontro de adolescentes e jovens, a fim de cooperar na realização de um caminho de discernimento vocacional”, destacou o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Jaime Spengler.


Os Congressos anteriores se abriram para as questões da antropologia e da cultura vocacional, da inculturação e da evangelização, da oração e da espiritualidade, da integração das pastorais, da pedagogia e do planejamento, do itinerário vocacional. Este ano, o tema será ‘Vocação e discernimento’. “Vocação e discernimento! Trata-se fundamentalmente do caminho da realização humana. Por isso, os batizados são instigados a se colocar diante do senhor e suplicar: ‘mostra-me, Senhor, os teus caminhos’”, afirma dom Jaime Spengler.


Texto-base


Em preparação ao IV Congresso Vocacional do Brasil, ocasião em que todos os batizados são convidados a aprofundar a temática principal e, de uma maneira especial, os bispos, sacerdotes, consagrados, religiosos e leigos, envolvidos no Serviço de Animação Vocacional do Brasil, a comissão organizadora preparou o texto-base a fim de que haja uma programação, a nível diocesano e também nos regionais da CNBB, desde antes do Congresso. 


“O texto-base quer ser um auxílio para que todas as instâncias eclesiais se sintam motivadas e preparadas para, em espírito de comunhão e participação, se deixar atingir pela questão vocacional. Quer também servir para promover a construção de processos de acompanhamento vocacional em todas as comunidades”, reiterou dom Jaime.


O subsídio é dividido no método ver, julgar e agir. Em sua primeira parte aborda a caminhada da pastoral vocacional, seu contexto e memória. Na segunda parte há uma iluminação bíblica e teológica. Já no último método, o agir, são apresentadas indicações para um caminho de discernimento vocacional.


O texto já está disponível no site da Editora CNBB. Confira aqui!