Encontro Regional da Catequese aconteceu em Fortaleza

No último fim de semana (16, 17 e 18/fev/2024) aconteceu, em Fortaleza/CE, o Encontro Regional de Coordenadores (arqui)diocesanos) da Catequese.

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional 

Fotos: Setor de Comunicação do Regional 

A Casa Maria Auxílio dos Cristão, no bairro Cajazeiras (Fortaleza/CE) acolheu entre os dias 16 e 18/02/2024 o primeiro encontro dos coordenadores arquidiocesanos e diocesanos da catequese, a temática que foi escolhida para esse momento, foi: “Ministérios e Ministério do Catequista”, que foi desenvolvido por Pe. Wagner Carvalho, assessor nacional da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, também foi trabalhado o tema “Os desafios da Evangelização”, tendo como facilitador, dom Júlio César, bispo auxiliar de Fortaleza e referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional.

Nesse primeiro momento dom Júlio César falou sobre os desafios da Igreja no processo de evangelização, trazendo reflexou em torno da animação do Jubileu 2025 e de dados sobre a realidade da Igreja no Brasil. “Falamos sobre alguns desafios para a ação evangelizadora da Igreja, ao mesmo tempo, falamos da proposta do Papa Francisco que foi apresentada por dom Rino, a respeito do Jubileu do ano de 2025. Olhamos primeiro para a realidade da própria Igreja. Depois para um cenário mundial, por exemplo a cultura da indiferença, do ódio, da violência. Falamos da cultura contra a criança, a mulher, o negro, o idoso. E da forma que toda essa  situação precisa ser mudada, um adoecimento do próprio mundo”, refletiu o bispo referencial.

A participação das dioceses foram expressivas, ausentando-se apenas uma. Os trabalhos foram divididos por diocese e regiões episcopais de Fortaleza (oração, secretária, serviço, acolhida e animação). Na manhã de sábado teve inicio a abordagem da temática central desenvolvida pelo assessor nacional.

“Sobre a ministeriedade da Igreja neste primeiro momento e ali nos vemos que os ministérios é serviço. não é reconhecimento pessoal, não é um rito celebrativo para diferenciar um do outro. A ministeriedade na Igreja é um serviço, um dom dado por deus e confiado a Igreja e ela o reconhece. e dentro dessa ministeriedade nós vimos o ministério do catequista”, nos fala Pe. Wagner Carvalho.

Pe. Wagner Carvalho. Imagem: Arquivo Setor de Comunicação

Fotos do Encontro Regional 

Matéria em construção