Escola de Comunicação Regional realiza Curso de Comunicação Pastoral

Por: Setor Regional de Comunicação 

A Escola de Comunicação iniciou no último dia 29/01 a sua terceira do Curso de Comunicação Pastoral, tendo como sede a diocese de Sobral. Participaram da primeira aula 130 agentes da Pascom, oriundos das diversas paróquias. A aula teve como temática: “fotografia religiosa”, ministrada pela jornalista, Dalila Lima.

Sendo criada em dezembro de 2016 tendo como principal objetivo “ser um centro de formação permanente de Comunicação do Regional CNBB ne 1 para os agentes pastorais, padres e religiosos (as), visando a educação, o aprofundamento e o incentivo para conhecimento da comunicação, nas diversas formas e formatos, tendo em vista uma ação pastoral que favoreça a missão de evangelizar da Igreja através dos meios de comunicação”. Atendeu desde sua criação 05 dioceses do Regional, sendo a diocese de Sobral a quinta a desenvolver atividades gerenciadas pela Escola de Comunicação e a terceira a desenvolver o Curso de Comunicação Pastoral.

A escola foi pensada, refletida, analisada, foram várias reuniões e questionamentos para chegamos até aqui. Para ter essa grade curricular não foi fácil, mas tudo foi de uma leveza tão alegre e feliz, de uma organização divina. Deus queria que isso acontece hoje. O sentido dessa escola fortalece nossos laços de amizade e de uma Igreja em estado permanente de missão e de animação das nossas paróquias em estado missionário. Fortalece nossas pascom e nossas comunidades. É um marco também na nossa diocese. Nossa primeira escola de comunicação está acontecendo.“, refletiu pe. Josivan Cruz, coordenador diocesano da Pascom.

O Curso de Comunicação Pastoral 

É oferecido de forma intensiva, tendo como formação propostas: Produção Textual, Produção de Vídeo, Redes Sociais, Fotografia, Rádio, Fundamentos da Pascom, Liturgia entre outros. Será oferecido todos os sábados de 19h30-21h30, até a primeira quinzena de abril.

Histórico da Escola de Comunicação

1 – Arquidiocese de Fortaleza – Curso de Comunicação Pastoral (2017 e 2018)

2 – Diocese de Limoeiro (Formação Redes Sociais / Audiovisual – 2019)

3 – Diocese de Quixadá (Formações especificas 2019)

4 – Diocese de Itapipoca (Curso de Comunicação Pastoral – 2019)

5 – Diocese de Sobral (Curso de Comunicação Pastoral – 2022)

A aula inaugural