“Escutai!” é o tema da mensagem para o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Escutai!” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgado nesta quarta-feira (29/09), memória dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. O Dia Mundial das Comunicações, em 2022, será celebrado no dia 29 de maio.

Segundo a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “depois da mensagem de 2021, focalizada no ir e ver, em sua nova mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, o Papa Francisco pede ao mundo da comunicação que reaprenda a ouvir“.

“A pandemia afetou e feriu a todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação começa com a escuta. Por isso, para crescer, mesmo profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a ouvir muito.”
“O próprio Jesus”, ressalta ainda a nota, “nos pede que prestemos atenção em como ouvimos. Para ouvir realmente é preciso coragem, é preciso um coração livre e aberto, sem preconceitos”.

“Neste tempo em que toda a Igreja é convidada a ouvir para aprender a ser uma Igreja sinodal, todos nós somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação”, conclui.

Tema inspirador

Para o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, o tema proposto pelo Papa Francisco é inspirador e se insere dentro de uma proposta mais ampla de recuperar a comunicação pelos sentidos.

“De certa forma, o Papa já havia nos antecipado a importância da escuta quando propôs o contar histórias, em 2020. Não tem como narrar sem a capacidade de escuta verdadeira, que implica abertura a Deus e ao outro. Aguardo com certa ansiedade a mensagem, que geralmente é divulgada em 24 de janeiro, pois o tema já é instigante por diversas razões. É um verbo, ou seja, expressa ação. Está no imperativo, é uma determinação, não é uma simples escolha. E um outro ponto que acho mais interessante: escutar! Escutar é mais do que ouvir… este é apenas algo mecânico, aquele é a atitude interior, uma predisposição. É um desafio recuperar a primazia da escuta, uma dimensão tão importante do processo comunicacional. Então, só pela divulgação do tema, já podemos esperar uma celebração intensa do Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2022”, afirma.

Da Redação Pascom Brasil, com informações de VaticanNews