Executiva da Pascom Regional realiza encontro de planejamento

Por: Setor Regional de Comunicação

Na última terça-feira (25/01) ocorreu na sede da CNBB Regional NE 1 a reunião extraordinária da Executiva da Pastoral da Comunicação, composta pelo bispo referencial, dom Valdemir Vicente; Alex Ferreira (coordenador); Vanusa Linhares (vice coordenadora); Arlan Rodrigues (secretário) e Glaubercio Valentim (tesoureiro) ausência justificada na reunião. As pautas abordadas foram: 1 – Calendarização das datas de reuniões e acolhida ao novo secretário da pascom; 2 – Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) – encaminhamentos gerais; 3 – IX Encontro Regional dos Comunicadores; 4 – 7º Encontro Nacional da Pascom; 5 – Grupos de Trabalhos; 6 – Sínodo dos Bispos; 7 – Escola de Comunicação; 8 – Muticom Regional (encaminhamentos) entre outros.

Dia Mundial das Comunicações Sociais no Regional

Seguindo as orientações do Planejamento da Pascom Brasil será realizado um evento no âmbito regional e as dioceses poderão fazer suas atividades durante a semana em sincronia com a Semana Nacional a Comunicação, também será lançado o II COMMUNICARE, livreto de encontros bíblicos para serem utilizados pelos agentes da Pascom.

Para as comemorações do DMCS será realizado o IX Encontro Regional de Comunicação, promovido para motivar e celebrar a comunicação. O evento foi resgatado em 2019, sendo realizado anualmente desde então. Em 2020 e 2021 foi realizado virtualmente. Para 2022 também será virtual, em breve será anunciado a sede do encontro.

Acolhida ao novo secretário

Até novembro de 2021 a secretaria era assumida por Patrícia Silva, jornalista e membro da Pascom da Diocese de Crato, com sua saída foi sugerido o nome de Arlan Rodrigues, que exerce a função de secretário na Escola de Comunicação Regional, sendo aprovado pelos demais membros da executiva e assumindo a partir da reunião do dia 25/01.

Arlan Rodrigues tem uma vasta atuação na pascom, é formado em Comunicação Social –Publicidade e Propaganda pela Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU); Designer Gráfico e Técnico em Secretariado (UFC); criador e designer na Agência Creative Dei Comunicação Católica.

A comunicação é transformadora, e para testemunhar isso, minha vida profissional e religiosa é doada para a comunicação, seja através das mais diversas artes que faço ou na interação com a PASCOM. ‘A comunicação está no sangue da família’, isto é importante e me faz crescer cada vez mais. Vejo o quando a Igreja necessita de esperançar a comunicação na pastoral, no social e principalmente na sociedade, por isso esse meu protagonismo em fazer o melhor, serviço que alegra o coração de comunicador. Sou grato a Deus, pelas diversas pessoas que me fizeram questionar, amadurecer e fortalecer meu amor pelo anúncio do Evangelho”, refletiu Arlan Rodrigues.

Sobre a missão assumida acrescenta: “hoje, estou sendo desafiado, para colaborar como secretário da Pastoral da Comunicação do Regional da CNBB NE 1. Que acolho com muito amor e dedicação, agradeço a Alex Ferreira pela indicação e Dom Valdemir Vicente pela aceitação e confiança. Vamos juntos comunicar! Vamos juntos esperançar! Eis a nossa missão!”, concluiu o secretário executivo. 

Atuações na Pascom:

Iniciou sua vida de comunicador e pasconeiro em 2011, na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Taquara/Caucaia), onde foi coordenador e organizou a PASCOM. Em 2015, assumiu a coordenação da PASCOM da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres da Arquidiocese e fez parte do Conselho da Região Episcopal. É coordenador da PASCOM na Paróquia Jesus, Maria, José. Colabora com a PASCOM do Regional da CNBB NE1, através da criação de artes gráficas, entre elas dos MUTICONS Regional, Encontros da Comunicação, criação de conteúdo e subsídios para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, além de colaborar com a Arquidiocese de Fortaleza e demais Dioceses do Ceará. Atualmente é Secretário Executivo da Escola Regional de Comunicação.