Faculdade Católica de Fortaleza faz o lançamento do livro “O DOM DA LEITURA HELDER CAMARA e suas bibliotecas”


 


A Faculdade Católica de Fortaleza – FCF convida a comunidade em geral para o lançamento do livro “O DOM DA LEITURA HELDER CAMARA e suas bibliotecas”, recém lançado pela Paulinas Livraria. A autora é Lucy Pina Neta*, uma exímia historiadora e conhecedora das fontes literárias de Dom Helder. Ela convida o leitor a passear por entre as estantes deste que foi um dos grandes prelados do Brasil. Não se trata apenas de conhecer as fontes de informações, mas conhecer a pessoa, a personalidade e os traços proféticos do Bispo Helder Camara.


                                                   Resumo do Livro:


Os que conheceram ou têm a memória viva de Dom Helder Camara lembram-se de sua figura contagiante: um paradoxo humano revelado na estatura franzina e na exuberância discursiva, O pequeno homem tornava-se um gigante quando abria a boca para falar. Imagem coerente dos profetas que só têm a mostrar convicção e sabedoria, coragem e persuasão.


A biografia de Helder Pessoa Camara narra um percurso humano digno dos heróis e dos santos. É impossível não se encantar com seu trajeto pessoal, que vai mostrando como simplicidade e grandeza podem ser pares perfeitos na construção dos grandes homens.


Helder soube cuidar do dom da vida, do dom da razão e do dom da fé na construção de si mesmo nos mundos em que foi habitando e nas missões que foi assumindo. Os que conheceram o Bispo dos Pobres, o poeta e orador profético, não supõem qual terá sido seu trajeto intelectual.


A paixão pela justiça, a liderança pelo episcopado, a resistência às tiranias e a mística profunda beberam diariamente das fontes da fé e da razão. O presente estudo penetra em uma dessas fontes: as leituras de Dom Helder. O estudo é original e contribui com o conhecimento do labor que fez o grande bispo do Brasil e do mundo.


*Mais sobre Lucy Pina Neta


É doutoranda no Programa de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Mestra em Ciências da Religião (2013) e licenciada em História (2012), pela mesma Instituição. Desde 2017 trabalha no Centro de Documentação (CeDoHC), do Instituto Dom Helder Camara, do Recife (IDeC). Em 2010 tornou-se a historiadora responsável pelo Centro de Documentação e pela casa Museu Helder Camara.


Informações:


Local: Faculdade Católica de Fortaleza – FCF                                 

Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider

Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro – Fortaleza.
DATA: 8 de novembro (Quinta-feira) / das 7h30 às 9h (Manhã) e às 19h (Noite)
Editoras: Paulinas e Sal e Luz
Apoio: GRUPO DOM HELDER


Paulinas Livraria estará no local de lançamento com os livros, valor: R$ 25,00 (Informações: 85 3226-7544)


Entrada Gratuita!