O secretariado internacional das Pontifícias Obras Missionárias divulgou os resultados do Fundo Mundial de Solidariedade do ano de 2022, apresentando os valores investidos em projetos missionários nos cinco continentes.
Buscando levar esses recursos aos mais necessitados, as POM, através da Obra da Propagação da Fé, Obra da Santa Infância e Obra de São Pedro Apóstolo, gerenciam um fundo de solidariedade, capaz de apoiar programas de assistência universal. O Fundo Mundial de Solidariedade é “sinal da unidade da fé, do amor e da justiça que une todos os fiéis e todas as Igrejas particulares do mundo na comunhão da Igreja universal” (cf. Estatuto das POM, art. 67).
Ajuda aos mais necessitados
Cada batizado carrega em si a responsabilidade da catolicidade da Igreja e, portanto, da colaboração na evangelização universal. As POM garantem uma distribuição justa e responsável das ofertas doadas anualmente pelo Povo de Deus em todo o mundo ao Fundo Mundial de Solidariedade do Papa.
Por meio da distribuição de subsídios, as POM estão atentas às situações de cada igreja em particular e mostram que estão atentas às suas necessidades. Desta forma, as POM podem sustentar um programa anual de ajuda a favor de todas as Igrejas de missão, tendo em vista a sua progressiva autonomia e permitindo-lhes responder, por sua vez, às necessidades das Igrejas irmãs mais necessitadas.
Igreja no Brasil contribui com o Fundo Mundial de Solidariedade
As POM organizam no Brasil a Campanha Missionária, durante o mês de outubro, com o objetivo de promover a animação e a cooperação missionária. Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias recebem subsídios para colaborar com as ações que animem o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. São distribuídos livros da Novena Missionária, cartaz, santinhos com a oração do mês missionário e envelope para a coleta missionária.
A coleta é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destina-se ao Dicastério para a Evangelização, em Roma, a qual faz circular o Fundo Mundial de Solidariedade, mantendo 1.118 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo.
Essa oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra de Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).
Fonte: site POM