Ide além dos muros: uma Igreja que comunica a todos

PASCOM Regional do Nordeste 1 desenvolve projeto de acessibilidade na comunicação e presta assessoria para sua implantação em outras regiões.

Maria Eduarda Góis – Cidade do Vaticano

A PASCOM regional do Nordeste 1, junto com a Pastoral dos Surdos, desenvolveu um projeto de comunicação que responde ao pedido do Papa Francisco de ser uma Igreja em saída.

‘’Ide além dos muros’’ tem como objetivo realizar uma comunicação capaz de atender às necessidades de todos os públicos, incluindo os surdos e cegos. Assim, os conteúdos produzidos são planejados considerando uma igreja que comunica e abraça a todos.

“A comunicação deve ser ponte que liga lugares e jamais muro que separa. O Ide quer ir ao encontro daqueles que são, muitas vezes, deixados de lado”, destacou Alex Ferreira, coordenador regional da PASCOM.

O projeto também tem como propósito prestar assessoria a outras paróquias de todo o país, para que implantem uma comunicação acessível, respeitando a personalidade de cada comunidade.

O plano de comunicação já existente nas paróquias e comunidades não sofre alteração em relação aos temas e direcionamentos, apenas recebe orientações em relação a forma de disseminá-los.

‘’Por muito tempo, nós comunicadores católicos pensamos e criamos conteúdo para o ouvinte sem pensar nos mais de 16.3 milhões de brasileiros (IBGE 2010) que possuem algum tipo de deficiência visual ou auditiva. Agora, queremos sensibilizar outros comunicadores a, como nós, se incomodarem com esse cenário, para que nos responsabilizemos pela construção de uma igreja que fala com todos’’, explicou Cristiane Barbosa,  intérprete e participante do movimento.

No projeto, o planejamento dos conteúdos é feito juntamente com intérpretes da pastoral para os surdos, para que tudo o que for produzido seja bilíngue (português/libras). O uso do áudio descrição também compõe um diferencial da comunicação proposta, junto com o uso das hashtags #PraCegoVer #PraTodosVerem.

Outra proposta é convidar fiéis surdos e cegos para serem produtores de conteúdo, para participarem ativamente da comunicação e de uma igreja verdadeiramente em saída.

O coordenador regional ressalta ainda que o Ide além dos muros está aliado também à equipe de Liturgia e Catequese, para que os conteúdos tenham mais profundidade e os movimentos se integrem.

Através das redes sociais, especificamente do Instagram (@idealemdosmuros), meditações do Evangelho e da vida dos santos são produzidas semanalmente, com os diferenciais apresentados.

Neste primeiro momento do projeto, estão sendo feitas visitas às paróquias das regiões episcopais da Arquidiocese de Fortaleza e as demais dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB receberão a partir do segundo trimestre de 2020, tendo em vista a expansão para o país todo.