Menções do Conser Junho/2022

DOM FREI ANTÔNIO ROBERTO CAVUTO

Dom Antônio Roberto Cavuto

Bispo Emérito de Itapipoca e Referencial Regional para as Pastorais Sociais.

 

Nos dias 7 e 8 de junho, nas dependências da Casa de Retiros e Encontros, das Irmãs Josefinas, em Messejana, reuniram-se os bispos da CNBB NE1 com os Coordenadores Pastorais Diocesanos, os Vigários Episcopais e Coordenadores (as) Regionais da CRB, CNIS, das Pastorais, Movimentos e Serviços. Esta reunião se chama CONSER (Conselho Episcopal Regional), e acontece duas vezes ao ano tratando de assuntos e temas importantes para a vida a missão da Igreja no Ceará, sempre em sintonia com o magistério do Papa e as Diretrizes da CNBB Nacional.

Nesta reunião de junho deste ano, foi tematizado um dos pilares que compõem as Diretrizes Gerais para a Evangelização da Igreja no Brasil, o pilar da Caridade. Por caridade, entendemos aqui a ação amorosa, misericordiosa e cuidadosa da Igreja em relação aos empobrecidos, marginalizados, oprimidos e injustiçados de nossa sociedade.

A Arquidiocese de Fortaleza e as outras oito dioceses de nosso Estado apresentaram, oral e visualmente, todas a suas iniciativas, ações e realizações tanto na linha da assistência, como na da promoção social, de um modo especial nestes dois anos de pandemia. Foi admirável e gratificante ver que, mesmo com todas as limitações e dificuldades ocasionadas pela pandemia, as famílias mais necessitadas não ficaram no abandono, mas foram atendidas em sua necessidade de alimentação, atenção e acompanhamento. Foi apresentado, também, um levantamento mais analítico e uma avaliação das realizações do pilar Caridade, como os desafios e as perspectivas para a continuidade do processo. Considerando tudo isto, o assessor convidado, Frei Dotto, membro da Comissão Nacional da Pastoral Sociotransformadora, fez suas observações e considerações, ressaltando a vitalidade da caminhada do Regional e de seu potencial para estender a missão sociotransformadora da Igreja junto ao Povo Cearense.