Mês da Bíblia 2019

O mês de setembro se tornou referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando se em todo o Brasil desde 1071, o Mês da Bíblia. O tema e o lema do Mês da Bíblia de 2019 foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por outras instituições bíblicas como o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas). Este ano o tema é: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeiro Carta de João” e o lema é “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (cf. 1Jo 4,19). O livro de 80 páginas é dividido assim: Uma Introdução, Quatro Encontros e a celebração do encerramento.

A Introdução contém os seguintes dados interessantes: Elementos Introdutórios da Primeira Carta de João; Dados sobre o autor da Carta e quem são seus destinatários; Quando foi escrito e com que Finalidade; O Gênero Literário e a divisão da Carta. Há também na parte introdutória  as Linhas Teológicas da Carta. Os pontos fundamentais da Teologia da Primeira Carta de João são os seguintes: a) A fé em Jesus Cristo, b) O Espírito Santo, c) A vida eterna, d) A ética cristã: o amor. Cada um desses itens está acompanhado com amplas referências bíblicas.

Os Encontros têm o seguinte esquema:

1º. Encontro: Tema – “A Palavra da Vida” (1 Jo 1,1-10), com conteúdo impressionante.

2º. Encontro: Tema – “Jesus a oferenda e expiação e o mandamento novo” (1 Jo 2, 1-14).

3º. Encontro: Tema  – “ Fidelidade ao projeto de Cristo” (1 Jo 2, 15-3,10).

4º. Encontro: Tema – “Crer em Jesus  e ser gerado por Deus” (1 Jo 5, 1-21).

Para a celebração do enceramento dos encontros há um lindo texto preparatório intitulado “JESUS: rosto de Deus Pai que é amor” (1 Jo 4, 7-21). O livro termina nos oferecendo Uma Maratona usando este subsídio do Mês da Bíblia. Se quisermos ser discípulos de Jesus Cristo é indispensável

o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. Neste sentido o “Mês da Bíblia 2019” nos ajudará muito. Neste estudo da Bíblia encontramos a história de uma aliança de amor entre Deus e seu povo. A aliança  está marcada pela fidelidade de Deus e as infidelidades do povo. A realidade infeliz é que nós cristões, por não nos dedicarmos ao conhecimento da Bíblia, não sabemos a vontade do Pai. Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-Lo.

A metodologia dos quatro encontros pode ser resumida assim: a) Preparar o ambiente; b) acolhida e canto; c) Canto de aclamação; d) Símbolos; e) Introdução à leitura; f) Canto de aclamação; g) Leitura; h) Ver o texto de perto; i) Canto “Deus é amor”; j) Trazer o texto para perto de nós; k) oração que brota da Palavra; l) Comentários do dirigente, seguido por um coro; m) Nosso compromisso com a palavra; n) Um lembrete.

Finalmente, os organizadores do livro “Mês da Bíblia” pedem aos participantes dos grupos suas opiniões para ajudá-los a preparar o próximo “Mês da Bíblia”. Envie suas respostas pelo e-mail: sab@paulinas.com.br ou para o endereço: SAB – Serviço de Animação Bíblica, Av. Afonso Pena, 2142 -5º. Andar, Bairro dos Funcionários, 301.30-007 Belo Horizonte – MG.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista