Missionários para uma Igreja Romeira: Paróquia de Nossa Senhora das Dores realiza Assembleia Paroquial


Participantes da assembleia. (Foto: Rozelia Costa)


 



Coordenadores de setores, pastorais, movimentos e comunidades religiosas da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário se reuniram, durante todo esse domingo, 17 de fevereiro, para a continuidade da Assembleia Paroquial 2019.


A programação teve início às 8h com momento de espiritualidade conduzido pela Juventude do Horto. Em seguida, aconteceu a apresentação dos resultados compilados da aplicação de um questionário, que foi realizado com o objetivo de conhecer a ação pastoral e, com ela, a identidade paroquial. O momento foi articulado pelo assessor Marcos Gomes que também instigou a discussão sobre a reorganização dos setores paroquiais.


Em seguida, a partir dos desafios e propostas apresentados no questionário, os participantes centraram as discussões nas propostas do Plano Pastoral Paroquial (PPP), que foram elencadas como prioridades.


Segundo a articuladora das Pastorais, Angelita Maciel, após três anos, o Plano Pastoral Paroquial conseguiu se concretizar nas atividades paroquiais.  “Nós estamos no terceiro ano do nosso plano pastoral. Nós conseguimos realizar as atividades do plano. O primeiro ano foi de sensibilização, o segundo de execução e esse terceiro ano é de avaliação e construção dos caminhos da Paróquia. Essa Assembleia tem um diferencial, ela foi alicerçada nessa perspectiva trienal. O PPP está ajustado e os movimentos e pastorais conseguem se enxergar nas entrelinhas do plano. Conseguimos visualizar o rosto da nossa Paróquia e nos sentimos realizados. Demos conta do PPP!”, considerou.


“Nós estamos com o Conselho de Pastoral formado, o Conselho Econômico pronto, e a caminho do Conselho Comunitário. Ainda falta formação nesse sentido, mas a gente consegue se enxergar como uma Paroquia Orgânica.”, finalizou.


No período da tarde, o pároco/reitor, padre Cícero José apresentou o projeto da mudança do piso da Paróquia e a prestação de conta da rifa do automóvel, realizada durante a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores para a realização da reforma. “Em 30 de novembro de 2020 vamos celebrar os 150 anos de ordenação do Padre Cicero Romão, e toda uma programação está sendo montado para esse momento. Neste sentindo precisamos reformar o piso da nossa Paróquia. São 2.200 (dois mil e duzentos) metros de um piso novo”, colocou.


No final da Assembleia Paroquial foram apresentados os informes gerais da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.


Por: Aline Salustiano (Link: http://maedasdoresjuazeiro.com/postagens/missionarios-para-uma-igreja-romeira:-paroquia-de-nossa-senhora-das-dores-realiza-assembleia-paroquial)