Na diocese de Crato novenário prepara fiéis para festejarem o dia de São João Paulo II


O novenário teve início às 19h. (Foto: Patrícia Silva)


 



No Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, localizado em Crato, o novenário em honra a São João Paulo II teve início no último sábado, dia 13 de outubro, com o intuito de preparar os fiéis para celebrarem o dia do padroeiro da casa de formação. A segunda noite de novena e missa aconteceu nesse domingo, dia 14, sendo presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo reitor, padre Cícero Luciano Lima.


Em comunhão com o Ano Nacional do Laicato, a festividade deste ano tem como tema: “São João Paulo II, ajuda-nos a sermos Sal da Terra e Luz do Mundo”. “Queremos ajudar o povo de Deus a pensar, refletir e viver de fato aquilo que Jesus Cristo pede para nós todos: sermos sal da terra e luz do mundo. O objetivo da festa é despertar no coração do povo de Deus, devotos de São João Paulo II, o compromisso de assumir o seu batismo, a sua fé, sendo sinal da presença de Cristo no meio do povo, da sociedade”, explicou o reitor.


O coral Nossa Senhora da Penha animou a celebração que contou com a presença de seminaristas e membros da comunidade, envoltos em um clima de profunda gratidão pela vida do padroeiro.


O grande retiro espiritual, que é a festividade, segue até o próximo dia 22. Até lá, em todas as noites, tem a celebração da novena e missa, às 19h, seguida da parte social com venda de comidas típicas. A celebração solene de encerramento também acontece às 19h.


Sabedoria que gera paz


Na homilia dom Gilberto exortou os fiéis a buscarem a riqueza e sabedoria que vem de Deus e não está baseada em pensamentos gloriosos. “Pensamentos gloriosos só criam desigualdade e a desigualdade é um dos maiores problemas do nosso mundo, é um dos maiores problemas do nosso Brasil. Enquanto mantivermos essa desigualdade, certamente muitos estarão se apegando a riqueza que não é de Deus. A riqueza de Deus é partilhada, é solidária, é fraterna; ela inclui, não exclui, mas aproxima. Ela chama: ‘vem para mesa, vem para o meu banquete’. A riqueza de Deus não cria classe de primeira, nem se segunda, não há pretos e brancos, cria irmãos uns dos outros. Quando nós descobrirmos essa riqueza, nós também estaremos vivendo a sabedoria de Deus”, disse.


O bispo ainda recordou que, neste dia, o Papa Francisco canonizou, na Praça de São Pedro, em Roma, sete novos santos, dentre eles, Dom Oscar Romero. “Hoje a igreja santificou mais santos, entre eles, Dom Oscar Romero, que foi morto numa celebração porque lutava contra a violência, denunciava a violência. ‘Em nome de Deus’, dizia ele, ‘pare com a violência’. Não é arma na mão do povo que vai gerar paz. A arma gera mais violência, gera mais morte. O que gera a paz é a sabedoria de Deus no coração das pessoas. É quando as pessoas abraçam essa sabedoria, acolhem a sabedoria de Deus”, falou.


Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)