No segundo domingo do Advento, dom Gilberto crisma 363 jovens


Durante o dia de hoje, 4 de dezembro, liturgicamente o segundo domingo do Tempo do Advento, dom Gilberto Pastana crismou, em duas celebrações, uma pela manhã e outra à noite, 363 jovens da Paróquia São José, no município de Missão Velha.


O próprio ambiente já mostrava que nas celebrações deste domingo teria algo diferente. Sete faixas com um dom do Espírito Santo em cada uma foram colocadas nas colunas que seguiam até o altar, que além da mesa eucarística e a mesa da palavra, também tinha de um lado a coroa com as quatro velas do advento e do outro o desenho de uma pomba, com algumas velas abaixo, simbolizando o Espírito Santo de Deus.


Momento da unção com o óleo do Santo Crisma. (Foto: Patrícia Silva)


Momento da unção com o óleo do Santo Crisma. (Foto: Patrícia Silva)


Neste segundo domingo do Advento, tempo de espera, o evangelho falava sobre o testemunho do profeta João Batista, e foi através dele que dom Gilberto iniciou sua fala aos jovens, pedindo para que os jovens, ao confirmarem seu batismo, tenham a audácia de anunciar Jesus Cristo, em meio as adversidades, como fez o profeta. “Deus derramou sobre João Batista estes sete dons. Estes dons o Senhor nos dá porque sabe que humanamente, pela nossa própria força, seriamos incapazes de vencer o mal. Nós só podemos vencer o mal com a força do Espirito Santo de Deus em nossa vida. Descerá sobre vocês hoje o Espírito Santo de Deus, não para vocês guardarem, mas para usarem no dia-a-dia, no confronto com a realidade”, falou.


Com um pouco mais de quatro meses que chegou a diocese de Crato, dom Gilberto elencou, de acordo com a realidade percebida nas visitas que tem feito nas paróquias, três grandes dificuldades enfrentadas pelos jovens desta região diocesana: o mau uso das tecnologias, a desobediência e os vícios. “Não deixe o individualismo tomar conta de sua vida. Queridos jovens, depois de Deus, não tem ninguém que ame mais vocês de que seus pais, conversem com eles antes de tomar qualquer decisão. Não se deixe influenciar pelas propagandas enganosas, pela vida fácil”, e, como um pai que aconselha seus filhos, dom Gilberto continuou: “Não pensem que vocês são donos da verdade, a verdade é só uma: Jesus Cristo”.


No ofertório, os crimandos ofertaram sua vida colocando em um recipiente segurado por dois catequistas, um papel com o nome de cada um. (Foto: Patrícia Silva)


No ofertório, os crimandos ofertaram sua vida colocando em um recipiente segurado por dois catequistas, um papel com o nome de cada um. (Foto: Patrícia Silva)


O bispo finalizou pedindo aos crismandos que se engajassem nas pastorais e movimentos das comunidades e paróquias e ainda afirmou que tem percebido pouco engajamento de jovens nas paróquias por onde passou nesta região diocesana. “Aproveitem estes dons que vocês estão recebendo para que, renovados pelo Espírito de Deus, vocês participem da Igreja influenciando na sociedade”, concluiu.


Na celebração, após a oração da assembleia, dom Gilberto rezou com os fiéis a oração de Pio VI pedindo chuva, como vem fazendo costumeiramente desde o encontro com os prefeitos realizado no dia 28 de novembro.


Dom Gilberto abençoando os catequistas e jovens, enviando-os para a missão. (Foto: Patrícia Silva)


Dom Gilberto abençoando os catequistas e jovens, enviando-os para a missão. (Foto: Patrícia Silva)


É importante ressaltar que, entre sábado e domingo, dom Gilberto Pastana visitou três cidades onde crismou ao todo 717 jovens.