Novena missionária anima comunidades por meio da Leitura Orante


Novena missionária anima comunidades por meio da Leitura Orante


Um dos principais subsídios do Mês Missionário é o livrinho da Novena Missionária, produzido para animar as comunidades Brasil afora nas celebrações deste mês dedicado à missão. O material com o roteiro de nove encontros propõe o método da Leitura Orante e apresenta testemunhos e reflexões sobre o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”.


“Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão”, lê-se na descrição dos materiais oferecidos pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).



Colaboradores das POM realizam encontro da novena missionária | Reprodução/POM Brasil


A Novena Missionária inclui a Mensagem do papa Francisco para o dia Mundial das Missões e traz testemunhos de missionárias e missionários contidos também no DVD preparado a partir dos vários atores e contexto da missão, como seminaristas, a vida religiosa consagrada, os cristãos leigos e leigas, a Infância e a Adolescência Missionária, a Juventude Missionária, a superação da violência, Igreja em saída e Amazônia.


No quarto encontro proposto na novena missionária, encontra-se o protagonismo dos cristãos leigos e leigas na missão, recordando o Ano Nacional do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


O testemunho apresentado é de Sônia Gomes de Oliveira, da cidade de Montes Claros (MG), mãe de três filhos adotivos por opção, coordenadora do setor social da arquidiocese de Montes Claros, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil no regional Leste 2, animadora das CEBs e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.


Sônia, que também participou do programa Igreja no Brasil especial sobre o Ano Nacional do Laicato produzido pela CNBB, fala do envolvimento dos leigos nos conselhos da arquidiocese.



Sônia Gomes de Oliveira | Reprodução DVD Campanha Missionária/POM


“Temos procurado dialogar e animar a caminhada laical por meio dos 17 conselhos, formados com a participação efetiva de vários leigos e leigas da arquidiocese, comprometidos na construção do projeto de justiça e dignidade. No Conselho de Leigos, em Montes Claros, nós atuamos conscientes de nossa missão como batizados. Temos procurado ser sal e luz juntamente com outras pastorais e movimentos dentro e fora da Igreja”, conta.


No âmbito social, há a articulação de escola de fé e política, animação do Grito dos Excluídos e da Campanha da Fraternidade, audiências públicas, comitês, entre outras ações de incidência junto aos órgãos públicos.


Leitura Orante

As leituras bíblicas em cada encontro são seguidas de convites à reflexão sobre o que Deus quer dizer por meio do texto lido, o que o texto faz os participantes dizerem a Deus e como a Palavra de Deus os faz olhar a realidade. A proposta está estruturada em quatro degraus da Leitura Orante: leitura, meditação, oração e contemplação.


O texto bíblico é proposto para ser lido, meditado e rezado. Nas orientações, destaca-se a importância de o coordenador do grupo ser um facilitador “para que todos tenham a oportunidade de partilhar o que a Palavra suscitou nos corações de cada um”.


O livrinho da novena está disponível aqui.