Novo presidente da Comissão para a Causa dos Santos da CNBB fala dos rumos do trabalho

Nomeado dia 18 de setembro para presidir a Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Vieira Rocha, o arcebispo de Natal (RN) falou ao portal da CNBB sobre as expectativas e próximos passos à frente do trabalho.

O arcebispo creditou o convite para assumir a presidência da Comissão a sua experiência à frente do processo de canonização, pelo Papa Francisco, dos 30 Mártires de Cunhaú e Uruaçu – sendo três padres e 27 leigos – em 15 de outubro de 2017. “Eu recebi com surpresa, porque não esperava, mas compreendi”, disse completando que não negaria a um pedido feito pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O próximo passo, ressaltou, é começar os contatos. “Vou realizar uma reunião com os demais membros da Comissão para me inteirar do estágio atual e da conjuntura socio-eclesial dentro da perspectiva da causa dos santos para planejar o trabalho necessário para este momento”, disse.

Dom Jaime fez referência às primeiras vindas do Papa João Paulo II quando Santo Padre diagnosticou o fato de o Brasil ter poucos santos. Isto, segundo o arcebispo, incentivou os processos de beatificação e canonização para a Igreja no Brasil. A partir disto, ressaltou, vieram as canonizações dos Mártires de Rio Grande do Norte.

Ele percebe o mesmo empenho no magistério do Papa Francisco que tem dado muita atenção à beatificação e canonização de muitos e vários santos, sobretudo de outros continentes, na América do Sul e África por exemplo.

Na avaliação de dom Jaime, há um despertar favorável ao trabalho de postulações das causas dos santos. “No Brasil há diversas causas de santos e beatificações. Temos agora a força da canonização da Irmã Dulce. Tivemos a canonização de Anchieta já com o Papa Francisco. A canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu”, pontuou.

Membros da Comissão

A  Comissão é composta ainda por dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo emérito da diocese de Campanha (MG), e dom Giovanni Crippa, bispo da diocese de Estância (SE).  Na última quinta-feira, 19 de setembro, o padre Leonardo José de Souza Pinheiro, oriundo do clero da arquidiocese de Juiz de Fora, foi nomeado assessor da Comissão Especial para a Causa dos Santos.

O sacerdote juiz-forano já colaborava com os trabalhos do grupo há cerca de um ano. A atividade foi exercida de forma concomitante ao de assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, cargo ocupado por padre Leonardo desde novembro de 2017 e no qual continuará.

Atribuições da Comissão

A Comissão Especial para a Causa dos Santos tem como finalidade o acompanhamento dos processos de canonização e beatificação que já estão em andamento na Cúria Romana, na Congregação para a Causa dos Santos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios para as Dioceses que desejam introduzir novas causas. Outra atribuição da Comissão é a formação de pessoal que possa acompanhar este serviço nas Igrejas particulares.

Criada em 12 abril de 2017, a Comissão teve como seu primeiro presidente da Comissão o arcebispo emérito de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha. “É muito justo que na CNBB, entre tantas comissões, tenha uma voltada para a causa dos Santos”, disse o novo presidente.