“O anuncio Querigmático e a Missão do Introdutor” é estudado em Encontro Regional de Catequese

Alex Ferreira – setor de comunicação regional 

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro o Centro de Estudo Padre Pedro Clorivière, em Fortaleza, acolheu os membros da Comissão para a Animação Bíblico Catequética do Regional NE 1. O encontro teve a assessoria do pe. Jânison de Sá Santos, assessor nacional da Comissão. Estiveram presentes as representações diocesanas: Sobral, Tianguá, Limoeiro, Crato, Itapipoca e a arquidiocese de Fortaleza (regiões episcopais: Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora da Conceição, Sagrada Família, São Francisco, Nossa Senhora dos Prazeres e São Pedro e São Paulo), também as representações da ESPAC e da Comissão Arquidiocesana. O encontro teve como temática: “O anuncio Querigmático e a Missão do Introdutor“.

Para Erivan Silva, coordenadora da Comissão Regional, o “tema é muito importante para esse momento atual da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, que é o tema do ministério do introdutor e o anuncio querigmático”. sobre os trabalhos da Comissão, a coordenadora aborda, “estamos no novo caminho, organizando um novo projeto, tendo em vista contemplar nesse projeto regional as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, trabalhando sobretudo o Pilar da Palavra que trata da animação bíblica e da iniciação à vida cristã”. 

Dom Júlio César, bispo referencial da comissão, retrata esse momento com grande motivação, “a catequese é a alma da Igreja, o querigma, o anúncio, a palavra, fazer arder o coração. É interessante a passagem no evangelho de Lucas (Emaús), ao longo do caminho Jesus vai instruindo, vai falando, vai apresentando as escrituras e o coração arde, somente no final da caminhada é que os olhos se abrem. Eu vejo a caminhada da catequese como esse momento querigmático do anuncio, do caminhar com Jesus, ainda que na obscuridade de nossa fé. Vejo com grande importância o trabalho dos catequistas, porque eles são esses pedagogos de Deus. Jesus está no caminho com os discípulos. Porque catequese se faz caminhando. O anuncio se faz caminhando”.

Momento de oração

Para o assessor do encontro, Pe. Jânison de Sá, o tema é “importante porque Papa Francisco insiste muito no anuncio querigmático como fio condutor de todo o processo de iniciação à vida cristã e nós queremos aprofundar, compreender melhor, saber mais o querigma para podemos realizar essa missão tão importante em nossos itinerários, processos de iniciação à vida cristã e também conhecendo melhor o que é o introdutor, sua missão e como ele pode realizar a sua missão e seu ministério”, concluiu, “temos alguns desafios na catequese, mas muitas coisas bonitas estão acontecendo. Encontrei aqui no Ceará tantas experiências já realizadas, que estão dando certo, tantos catequistas dedicados, abertos a formação, empenhados no trabalho de uma catequese iniciática”.

Durante o encontro foi discutido as pautas sobre o próximo Encontro Regional da Catequese (julho), Dia do Catequista (agosto), III Congresso Bíblico Catequético (Limoeiro 2021) e alguns encaminhamentos foram apresentados aos representantes, segundo a coordenadora, “a nossa proposta para o Dia do Catequista desse ano (2020) tem como tema central a dimensão da palavra, o pilar, também nosso III Congresso Bíblico Catequético (2021) será focado no tema das novas Diretrizes. Nos propomos a realizar até 2023, o dia do catequista, com o tema dos quatros pilares, a dimensão catequética missionária, a dimensão catequética da caridade e da vida plena para todos”. 

Pe. Jânison, Erivan e dom Júlio César

Fotos: https://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=1054992908200314