Obra completa de dom Helder Camara será entregue à Arquidiocese de Olinda e Recife

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 82

Com informações: CNBB NE 1 

Sete coleções com documentos impressos e digitalizados, incluindo escritos inéditos, do Servo de Deus dom Helder Camara (1909-1999) serão entregues, nesta sexta-feira (27), à Arquidiocese de Olinda e Recife. O evento marca os 22 anos da páscoa definitiva do ex-arcebispo e um dos fundadores da CNBB, que será lembrada com missa na catedral metropolitana, às 19h.

Cartas circulares, programas de rádio, discursos, correspondências e hemeroteca, totalizando 52.800 imagens foram transformados nos “Escritos de Dom Helder Camara: Processo de Beatificação e Canonização”. Ao todo, o material tem 180 volumes e 60.520 páginas de textos de dom Helder.

O acervo foi formatado pelo Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) e digitalizados e impressos pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com apoio da Universidade Católica de Pernambuco e da Prefeiutura do Recife.

O conteúdo será remetido para a Congregação da Causa dos Santos, que ficará responsável por analisar o acervo para posterior emissão de decreto de validade jurídica. Essa é a etapa seguinte dentro do processo de canonização de dom Helder, que teve sua fase romana iniciada em 2019.

Vigília

No sábado, às 15h30, o Fórum Inter-Religioso Gente de Fé e o IDHeC realizarão a Vigília Inter-Fé “Não deixe a profecia cair”, com representantes de diversas denominações religiosas. A vigília será on-line, com transmissão ao vivo pelos canais da TV MTC e Dom Helder IDHeCo, no YouTube.

Contribuições

O andamento do processo de beatificação não depende só de quem conduz os trâmites burocráticos. Os fiéis têm um papel de suma importância e podem ajudar recitando frequentemente a oração pedindo a intercessão de dom Helder. Além disso, no caso da graça alcançada é preciso informar à Arquidiocese de Olinda e Recife para que a comissão responsável investigue o possível milagre.

Os relatos podem ser enviados pelo e-mail causadedomheldercamara@gmail.com ou por carta para o endereço: Palácio dos Manguinhos – Av. Rui Barbosa, 409, Graças, CEP: 52.011-400 – Recife (PE).

Outra maneira de colaborar com a beatificação de dom Helder é ajudando nas despesas com documentação, viagens e outros custos que o processo exige. Para isso, a Arquidiocese de Olinda e Recife criou uma conta bancária específica (Banco do Brasil, Agência 3108-9, Conta Corrente 37570-5, em nome de AORCANON DOM HELDER).

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de dom Helder Camara e alcançar graças por sua intercessão

“Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorifica-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao pai.