PAPA ACEITA RENÚNCIA DE DOM ANTÔNIO CAVUTO E NOMEIA DOM ROSALVO DE LIMA PARA ITAPIPOCA

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Antônio Roberto Cavuto ao governo pastoral da diocese de Itapipoca (CE) e nomeou, nesta quarta-feira, 7 de outubro, dom Rosalvo Cordeiro de Lima como novo bispo da diocese cearense. Dom Rosalvo, até o momento, é bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza (CE). 

A Presidência da CNBB saudou dom Rosalvo pela nomeação e manifestou seu agradecimento a dom Roberto Cavuto. Veja abaixo.   

Novo bispo diocesano 

DOM ROSALVO CORDEIRO DE LIMA
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista. 

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza. A ordenação foi no dia 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes. Escolheu por lema episcopal Verbo Autem Tuo Laxabo Retia – “Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5). 

Atualmente, dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional. 

Novo bispo emérito 

Dom Antônio Cavuto nasceu aos 19 de maio de 1944, e completou 75 anos no ano passado, atingindo a idade na qual se deve apresentar a renúncia, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.  

Filho de Antônio Cavuto e Rosalia Oliveira Cavuto, é natural de Espírito Santo do Pinhal (SP). Frade Capuchinho, fez sua profissão perpétua em 6 de junho de 1965. A ordenação presbiteral foi em 24 de janeiro de 1971. Nomeado bispo de Itapipoca, foi ordenado em 2 de julho de 2005, com a posse em 31 de julho daquele ano. Seu lema episcopal é “Queremos ver Jesus”. 

Durante o episcopado, dom Antônio Cavuto desempenhou diversas funções no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Ceará: foi membro da Comissão do Semiárido, secretário regional e bispo referencial da Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Atualmente, dom Cavuto é o referencial da Comissão para Ação Socio-Transformadora no Regional Nordeste 1 da CNBB. 

 Confira a saudação e o agradecimento:

 Saudação da CNBB a Dom Rosalvo Cordeiro de Lima 

Brasília-DF, 07 de outubro de 2020 

Estimado irmão, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria pela sua nomeação como novo bispo da Diocese de Itapipoca (CE), anunciada hoje, 07 de outubro. Junto com aquela porção do povo de Deus, acolhemos esta feliz novidade com a certeza de que continuará dando frutos em seu ministério episcopal. 

Neste dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário, recordamos uma frase do Papa Francisco sobre a meditação dos mistérios da encarnação de Jesus neste tempo tão desafiador que nos encontramos. “A contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova”.  (Carta do Papa Francisco a todos os fiéis para o mês de maio de 2020).

Confiamos nossos votos, sob a proteção Nossa Senhora do Rosário, aquela que é bendita entre todas as mulheres.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB 

 Agradecimento da CNBB a

Dom Antônio Roberto Cavuto

 

Brasília-DF, 07 de outubro de 2020 

Estimado irmão, Dom Antônio Roberto Cavuto,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão a Deus pelo dom de sua vocação e ministério, e por oferecer, tanto à Diocese de Itapipoca, quanto ao Regional Nordeste 1 desta Conferência Episcopal um bispo de tamanha dedicação.

Nosso agradecimento pela condução da Igreja Particular a ti confiada e pelos serviços prestados à comunhão eclesial em âmbito regional. Como secretário, aprofundando junto com os demais irmãos a missão da Igreja no Nordeste, promovendo a unidade pastoral e da comunhão, em sintonia com esta Conferência e suas diretrizes. Também enriquecendo a dinâmica evangelizadora nas dimensões dos ministérios ordenados e vida consagrada, bem como na ação sociotransformadora.

“O pastor que faz crescer o seu povo e o seu povo que caminha sempre com o seu pastor”, disse o Papa Francisco em diálogo com alunos dos Pontifícios Colégios de Roma, em 2014. Que esta proximidade com o povo de Itapipoca permaneça, em particular neste tempo em que se celebram na diocese “50 anos de serviço e missão”.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB