Pascom Regional se reúne para planejar 2021

Na última reunião do ano (16/12) a Comissão para Comunicação Social do Regional (Pascom Regional Ne 1) esteve reunida com os coordenadores e coordenadoras das Pastorais Diocesanas de Comunicação, com seu bispo referencial, dom Valdemir Vicente e com o coordenador da Comissão, Alex Ferreira. Tivemos a participação de Patrícia Luz, Secretária Nacional da Pascom Brasil.

No primeiro momento houve a apresentação dos membros e a acolhida aos novos coordenadores de Crateús, Eduardo Reis e de Sobral, Aucilane. O segundo momento da reunião teve a palavra de Patrícia Luz e a partilha do planejamento das dioceses de: Tianguá, Crateús, Sobral, Itapipoca, Fortaleza, Crato, Limoeiro e Iguatu. No último momento foi construído o calendário para 2021.

Patrícia Luz agradeceu o serviço prestado pelas coordenações durante essa pandemia, “a pascom fez toda diferença na vivência e na convivência com a pandemia. Essa nossa dedicação, esse nosso esforço, fez e faz muita diferença. É um tempo em que a pascom está em evidência, mas não é porque, agora estamos mais ativo, é fruto de toda uma caminhada que vem sendo feito ao longo de muitos anos. Esforço de muitos que passaram a mais tempo que nós. E estamos nos momento muito bonito de organização, de sabemos para onde nós vamos, o que nós queremos. É toda uma caminhada que temos feitos plantando uma sementes, estamos colhendo fruto no trabalho de base, na paróquia, na diocese, no regional e chega envolvendo o Brasil inteiro“, enfatizou a secretária nacional.

O planejamento para 2021 se deu através da construção da calendarização das reuniões periódicas e dos trabalhos mediante os eixos:

Reuniões Ordinárias: 24/02 e 16/06 (online); 25/08 e 27/11 (presencial)

Reuniões do Conser: 07 a 10/06 e 25 a 28/10

Muticom Regional: 12 a 15/05 (online)

Fórum de Comunicação: 16/05 na diocese de Tianguá

Seminário de Comunicação: a marcar, realizado na diocese de Itapipoca

Escola de Comunicação: a partir de janeiro (online)

A Comissão para a Comunicação Social do Regional tem desenvolvido aos longos dos últimos dois anos ações com a: Rede de comunicadores do Regional, com um Grupo de Jornalistas, com a Pastoral do Surdo (Projeto Ide além dos Muros) e com a Rede de Comunicadores Populares da CEBS do Nordeste.

Por: Alex Ferreira – Pascom Regional