Pausa Espiritual: Pascom Brasil lança subsídio mensal de espiritualidade para pasconeiros

A publicação gratuita estará disponível no dia 24 de cada mês, com o propostas para vivência de espiritualidade no mês seguinte.

Pausa Espiritual é o nome do subsídio de Espiritualidade lançado pela Pascom Brasil neste 24 de maio. A publicação estará disponível no dia 24 de cada mês, dia alusivo a São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, celebrado anualmente em 24 de janeiro. A elaboração é uma construção coletiva dos membros do Grupo de Trabalho (GT) Espiritualidade e é fruto do processo de escuta aos agentes realizado no fim de 2022.

A primeira edição, para ser utilizada no mês de junho, traz a proposta de uma Hora Santa Comunicacional, devido à celebração do Corpus Christi, no dia 8 de junho. A cada mês o subsídio trará uma proposta de espiritualidade diferente, mantendo sempre uma estrutura inspirada em expressões do Papa Francisco nas suas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Baixe aqui, gratuitamente, o subsídio ou diretamente no menu espiritualidade do portal.

Para a coordenadora do GT Espiritualidade, Vanusa Linhares, o processo de construção desse subsídio tem sido lindo, pois está sendo feito em mutirão, em processo sinodal.

“São padres e leigos trabalhando juntos no GT Espiritualidade. E essa construção traz as vivências e experiências de cada um, nas mais diversas realidades do nosso imenso Brasil”, destaca.

Sobre a importância da espiritualidade, Vanusa acentua que ela fortalece na fé diante dos desafios que a vida oferece. “Para o agente da Pascom, isso não é diferente. Enfrentamos muitos desafios em nossa missão de comunicador e somente com uma espiritualidade profunda podemos superar esses desafios. Acredito que esse material ajudará cada agente a parar, olhar para dentro de si e refletir sobre sua missão. Além disso, vai ajudar os comunicadores a rezarem juntos, criando e fortalecendo os laços de amizade e unidade, vivenciando momentos de diálogo, escuta e partilha”.

Padre Jerffeson Adelino, coordenador da Pascom no regional Nordeste 2 e membro do GT, foi o responsável pela produção do texto da primeira edição. “Foi uma experiência singular, pois preparar um momento de Adoração Eucarística voltado para a Pastoral da Comunicação me fez entender o significado da comunicação na Igreja: um encontro com a própria Comunicação para ecoar no mundo através dos meios e da vida”, partilhou com a equipe de redação.

Como utilizar o subsídio? 

O subsídio pode ser utilizado pelos agentes durante as reuniões ordinárias nas suas comunidades, paróquias, dioceses e, até mesmo, em nível regional. Também é sugerido que as equipes possam dedicar momentos específicos para a oração comunitária, dando o sentido que aponta o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, de que

“a espiritualidade constitui o alicerce de todos os eixos e a vivência constante do seguimento a Jesus Cristo. Sem a espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho.” (DCIB, n. 332)

Mais do que um conjunto de fórmulas e orações prontas, a proposta é levar o pasconeiro a uma intimidade com a pessoa de Jesus Cristo. Parar um pouco o fazer para viver a beleza do encontro com Cristo e com os irmãos, em oração.

 

Por que “Pausa Espiritual”?

Muitos agentes de Pastoral, especialmente na Pascom, são marcados pelo ativismo. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora atuais, inclusive, apontam que é preciso superar a ideia de que o fazer já é uma forma de oração.

“Muitas atividades podem facilmente levar os cristãos a caírem em tentações como ativismo, vaidade, ambição e desejo de poder. Nessa perspectiva, os agentes de pastoral correm o risco de se esquecer da dignidade batismal, como verdadeiros sujeitos eclesiais, reduzindo-se a meros voluntários” . (DGAE, n. 97)

No dicionário, pausa indica uma breve interrupçãodescansointervalo. Nesta pausa é importante escutar o coração, escutar os seus sentidos e buscar neles a presença de Deus. Como afirma o cardeal Tolentino, “podemos reencontrar Deus, em um encontro com nossos próprios sentidos”. Pausar porque é o tempo suficiente para se abastecer e continuar o caminho. É bom estar no monte, assim como queriam os discípulos no Tabor, mas o desafio é pausar, fazer a experiência e seguir o caminho com o coração cheio de Deus para a vivência pastoral. Assim, a proposta de uma pausa espiritual é que o momento seja uma pausa restauradora para o cultivo da espiritualidade e abastecimento para continuar a missão.

 

Identidade visual 

A identidade visual do subsídio foi desenvolvida pela designer Layla Kamila, integrante do GT Espiritualidade e secretária da Pascom no regional Nordeste 3. O logotipo mantém as cores azul e amarelo da identidade da Pascom Brasil, com destaque para a letra U formada a partir do ícone utilizado para indicar pausa em tocadores musicais.

Para Layla, a inspiração veio da essência da espiritualidade, o simples. “E por ser singelo, atinge a todos e de forma cíclica, por isso a forma arredondada. O circular nos remete ao que é eterno”, afirmou.

 

O segundo número do Pausa Espiritual estará disponível no dia 24 de junho, com o roteiro de oração para o mês de julho.