Pontifícias Obras Missionárias lançam arte oficial da Campanha Missionária para animar o Mês Missionário 2024

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) deram início à sua tão aguardada Campanha Missionária deste ano, atividade que tem o objetivo de fortalecer os laços de solidariedade e promover a animação missionária. O lançamento oficial ocorre nesta sexta, 15 de março, em uma cerimônia especial realizada na sede das POM, reunindo bispos referenciais da missão, lideranças do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e instituições parceiras.

Para inspirar as atividades da Campanha Missionária, foi lançada a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e que terá o lema “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto de Mateus 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

Acesse o site oficial da Campanha Missionária 2024

Dia Mundial das Missões

Uma das iniciativas mais emblemáticas das Pontifícias Obras Missionárias é o Dia Mundial das Missões, que neste ano acontece nos dias 19 e 20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de outubro e que tem como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo.

Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Durante esse mês especial, são organizadas diversas atividades nas paróquias, escolas e comunidades católicas, incluindo celebrações, formações, novenas e experiências missionárias, lembrando a solidariedade com os povos em situação de vulnerabilidade.

Além de sensibilizar os fiéis, a campanha também tem um importante aspecto de arrecadação de fundos. As doações recebidas durante esse período são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em áreas de missão ao redor do mundo.

No Brasil, a Campanha Missionária é uma atividade que, desde 1972, ajuda a fortalecer a identidade missionária da Igreja. É uma iniciativa que acontece em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nova marca da CM

A Campanha Missionária tem um nova identidade visual, marcando os seus 50 anos de jornada para promover a animação missionária em todo o mundo. A nova logomarca destaca a cruz, símbolo de nossa existência, e a sigla “CM” em um globo terrestre estilizado, rodeado por pontos que se entrelaçam em um gesto de solidariedade que ocupa o centro do design. Este ícone reflete a visão da Campanha Missionária de criar uma comunidade global que se expande para todos os cantos do mundo.

Ao lançar a nova marca da Campanha Missionária, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) pretende reafirmar o trabalho de tantas pessoas envolvidas com a missão além-fronteiras, assim como trazer mais identidade para esta ação que faz parte da essência da vida cristã. Este é um símbolo do compromisso contínuo da Campanha Missionária em construir um mundo mais justo e compassivo.

Com informaçõesPOM