Programa da viagem do Papa aos países Bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia


 


Papa Francisco irá à Lituânia, Letônia e Estônia, de 22 a 25 de setembro para uma Visita Apostólica. Será a 25ª viagem internacional do Pontífice.


 


Cidade do Vaticano


Foi divulgado na manhã de quinta-feira (05/07) o programa da viagem do Papa Francisco aos três países Bálticos: LituâniaLetônia Estônia, de 22 a 25 de setembro.


Vilnius


Já no sábado (22/09), em Vilnius, que será a primeira etapa da sua viagem, Francisco encontrará pela manhã o Presidente e representantes das autoridades lituanas, da sociedade civil e do corpo diplomático presente no país, e na parte da tarde fará uma visita ao Santuário Mater Misericordiae. No final do dia o Papa terá um encontro com os jovens, na Praça diante da Catedral.


No domingo (23/09), irá até Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, onde celebrará a Missa no Parque de Santakos e depois de almoçar com os Bispos, terá um encontro com o clero local. O Papa visitará também o Museu que recorda períodos das ocupações e lutas pela liberdade em Vilnius.


Riga


Em Riga, no seu terceiro dia de viagem, depois dos encontros com as autoridades, o Santo Padre participará de uma cerimônia no Monumento da Liberdade. Na agenda do Papa consta também um encontro ecumênico, e na parte da tarde irá a cidade de Aglona, para visitar o Santuário Mariano da Letônia, onde celebrará uma Santa Missa, local que já recebeu a visita de João Paulo II em setembro de 1993.


Tallinn


O último dia da sua viagem apostólica será dedicado à Estônia. Em Tallinn, depois dos encontros oficiais, terá um encontro ecumênico com os jovens e participará de um almoço no Convento das irmãs Brigidinas em Pirita. Também é previsto um encontro com os pobres na Catedral dos Santos Pedro e Paulo. Sua viagem se concluirá com uma Missa na Praça da Liberdade de Tallinn.