Regional NE 1 apresenta Nota de Condolência pela Páscoa de dom Aldo di Cillo Pagotto

Comunicamos com pesar que Dom Aldo di Cillo Pagotto, atualmente Bispo Emérito da Paraíba, na tarde deste 14 de abril fez sua Páscoa para a eternidade.

Dom Aldo tinha atualmente 70 anos de idade. Nasceu em São Paulo, filho de migrantes italianos. Chegou no nosso Regional NE 1 como Bispo Coadjutor de Dom Walfrido Teixeira Vieira, Bispo Diocesano de Sobral, em 1997. No ano seguinte foi nomeado Bispo titular daquela mesma Diocese, nela permanecendo até o ano de 2004 quando foi nomeado Arcebispo da Paraíba. Em 06 de junho de 2016 o Papa Francisco aceitou o seu pedido de renúncia ao cargo de Arcebispo da Paraíba.

Como Arcebispo Emérito, acometido de violento câncer, passou a residir na casa dos seus confrades Sacramentinos no Santuário São Benedito em Fortaleza.

Mesmo enfermo Dom Aldo não deixou de participar, quando podia, das reuniões do nosso episcopado. No grupo no Whatsapp dos Bispos, interagia sempre, externando a sua sintonia com os acontecimentos da atualidade, sua fé e sua fidelidade à Igreja. Manifestou o seu desejo de ir conosco para a Visita Ad Limina, que foi cancelada, para a qual já havia comprado suas passagens.

Lamentamos muito a sua partida depois de tanto sofrimento. Que Deus o tenha.

Apresentamos, em nome do Regional NE 1 da CNBB, nossos sentimentos aos seus familiares, confrades e amigos.

+ José Luiz Gomes de Vasconcelos

Bispo Diocesano de Sobral CE e Presidente do Regional NE 1 da CNBB