Regional Ne 1 oferece formação para Equipe de Campanhas Diocesanas


A Equipe de Campanhas do Regional Ne 1 promoveu nos dias 21 e 22 de outubro a formação para as equipes de campanhas diocesanas, com a presença de mais de 30 representantes vindos de todas as 09 dioceses do regional. O evento ocorreu na Casa de Cursilhos, no Bairro de Fátima, em Fortaleza, tendo como programação o estudo sistemático do Ver, Julgar e Agir da Campanha da Fraternidade de 2018 e o planejamento da Campanha da Evangelização 2017. No inicio da manhã do dia 21 foi trabalhado pelo Professor César Barreiro, Universidade Federal do Ceará, o ver da campanha. A programação da tarde contou com a palestra do Padre Francisco Antônio Francileudo que abordou a questão do julgar da CF, citando passagem do Antigo e o Novo Testamento, além de reflexões do magistério da Igreja. Em seguida todos participaram da Celebração Eucarística no Santuário de Fátima. O domingo foi marcado pela palestra sobre o agir da campanha, com a exposição de Mónica Pimentel, também com a partilha das dioceses, além de discussões sobre a Campanha de Evangelização e programação de atividades para 2018.



Para Ana Xavier, da Diocese de Itapipoca, a Campanha da Fraternidade é algo desafiador: “será uma campanha muito desafiadora, não trataremos de algo abstrato, mas trabalhamos em cima de uma realidade nua e crua. Inclusive estamos refletindo sobre os lugares onde antes havia segurança: família, escola e Igreja. Só nestas três realidades já vemos os desafios”. Também reflete sobre os pontos de ações em que a Igreja tentar buscar aparo: “Porém não vamos ficar parados, temos sonhos e perspectivas. A partir da Palavra de Deus é que encontraremos embasamentos para mudar a realidade. Não trabalhamos a violência, mas ações de transformação da violência em paz”.



Já Monica Pimentel, assessora da CNBB (Equipe de Campanhas e Pastoral da Educação), aborda a importância do estudo da Campanha nas dioceses e grupos, também fala sobre a representatividade das dioceses nos encontros de capacitação: “uma tarefa que não é fácil, porque não conseguimos reunir representantes. Ainda falta muito para que cada diocese possa assumir efetivamente o desenvolvimento da campanha da fraternidade e que tenha lideranças qualificadas que participem dos momentos importantes do regional, para que possam desenvolver outras lideranças nas comunidades e paróquia”. Também se mostra muito feliz com a capacitação realizada no final de semana, onde houve a adesão das nove dioceses do regional.



 


A Campanha da Fraternidade de 2018 terá como tema: “Fraternidade e Superação da Violência”. E com o lema: “Vós sois todos irmãos (Mt 23, 8)”.


 


Por: Pascom Regional