Regional NE 1 realizará I Romaria do Laicato


No último dia 13 de outubro (sábado) aconteceu em Fortaleza o encontro da colegiada do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Regional Nordeste I / Ceará. O encontro foi promovido pela presidência regional na Casa do Cursilho de Cristandade, conhecida como Casa do Leigo, no Bairro Fátima em Fortaleza.


O objetivo da colegiada foi sintonizar os passos de ação planejada à serem concluídas nesse segundo semestres de 2018. Francineuda Aquino presidenta do CNLB regional agradeceu e exaltou a presença dos representantes das Arqui-dioceses de Fortaleza, Itapipoca, Quixadá, Sobral, Tianguá, Limoeiro, Iguatu e Crato. Sentindo ausência de apenas uma diocese, das IX existente.


Pontuou a reunião em ouvir as situação reais das dioceses, em preparação para I ROMARIA DO LAICATO,  a participação de representantes do regional nos encontros Nacional de Juventude e Comunicação acontecido no final do mês de setembro último em São Paulo, onde participaram o jovem de Limoeiro do Norte Paulo Samuel e pela comunicação Pedro Cadeira.


JUVENTUDE


Paulo Samuel destacou a importância do encontro, onde foi assumido promover a integração das juventudes e formular espaço de encontros para interações. Fará contato e articulação no regional para promover tais ações.


COMUNICAÇÃO


José Batista membro Comissão Nacional de Comunicação – CNC destacou o êxito do primeiro Encontro de Comunicação promovido pela CNLB – CNC. Como encaminhamentos para o regional tem como ação promover a equipe de comunicadores do regional e interagir com parceiros da comunicação, como por exemplo as PASCONs.


ROMARIA DO LAICATO


Um dos pontos centrais da reunião foi os encaminhamentos para a I ROMARIA DO LAICATO, como ação de coroamento para finalização do ANO DO LAICATO – CNBB 2017 / 2018. A mesma acontece no próximo dia 18 de novembro, no Santuário de N. Sra. de Fátima, cidade de São Benedito – Diocese de Tianguá.


Érica Maria é membro do CNLB da diocese de Tianguá e apresentou como estão as preparações básicas para acolhida dos romeiros: “Estamos nos articulando como Igreja local, como sociedade, fazendo reuniões e nos preocupando em oferecer uma boa estrutura física, como também estrutura humana de acolhida e alegria”.


Os encaminhamentos finais da reunião colegiada foi prever o número de participantes por diocese para romaria, participação na Romaria Nacional do Laicato em Aparecida em novembro, e a data da assembleia regional eletiva proposta para o mês de abril de 2019.


 


Confira o link do Santuário de N. Senhora de Fátima em São Benedito – CE.


http://santuariodefatima.org.br/