Regional Sul 4 sediará encontro dos secretários-executivos dos regionais da CNBB

Por: CNBB Nacional 

Após dois anos de pandemia, este ano será a primeira vez que os secretários-executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrarão de forma presencial. O encontro acontecerá em Florianópolis (SC), de 11 a 15 de julho.

Em 2022, a principal proposta é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do regional Sul 4, que compreende o Estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre os secretários-executivos dos 18 demais regionais a partir da convivência e da partilha.

Na pauta, haverá um diálogo sobre as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), tema central da 59ª Assembleia Geral da CNBB, e o processo de escuta do Sínodo 2023 realizado nas dioceses.

Além dos secretários-executivos, o encontro contará com a presença do primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler e do subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa.

Nos encontros de partilhas, que acontecerão durante a semana, padre Marcus salienta que os destaques estão por conta de uma melhor compreensão sobre a missão como secretários e secretárias na 59º Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 29 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida (SP), além de discussões sobre o que é feito no campo social nos regionais da CNBB.

“Também conhecer mais de perto a vida e missão do regional Sul 4 que nos acolhe”, acrescenta padre Marcus.

Programação

Nos dias 11 e 12 de julho, a proposta é que se tenha momentos de oração e partilha. O primeiro dia do encontro, por exemplo, contará com uma celebração eucarística presidida por dom Jaime Spengler, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa.

Já dos dias 13 a 15 de julho haverá momentos de passeios e confraternizações. Uma missa de encerramento, presidida por dom Wilson Tadeu Jonck, arcebispo de Florianópolis, está prevista no último dia.

Imagem de capa: Arquivo