Relevância de São José

+Edson de Castro Homem

Bispo Emérito de Iguatu

A importância de José tão acentuada neste ano a ele dedicado (8/12/2020- 8/12/2021) recorda-nos que foi escolhido e preparado por Deus Pai para ser seu representante no lar de Nazaré. Foi assistido pelo Espírito Santo para assumir Maria como esposa e Jesus como seu Filho, segundo a lei. Esta altíssima missão esteve a serviço do mistério da Encarnação conforme lhe dissera o Anjo do Senhor: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt 1,20).

Tendo cuidado e defendido a Sagrada Família em todas as circunstâncias, sobretudo, na fuga para o Egito a fim de preservar o Menino Jesus do massacre dos inocentes e Maria Santíssima, é considerado o protetor da Igreja universal, desde 150 anos quando foi declarado Padroeiro da Igreja Universal pelo Beato Pio IX.

É invocado em favor das famílias, enquanto modelo de pai e de esposo. A fidelidade de sua vida cujo desfecho se dá ao lado de Maria e de Jesus o faz reconhecido como intercessor dos agonizantes e padroeiro da boa morte. Sua profissão de carpinteiro torna-o estimulo e protetor dos trabalhadores e trabalhadoras que o veneram com o título de São José Operário. Papa Francisco afirmou que ele foi um “honesto trabalhador”.

A devoção ao casto esposo da Virgem é muito apreciada pelos fiéis católicos e já vem de longa data na História da Igreja Católica. Santa Teresa de Jesus muito favoreceu que a devoção de espalhasse como santo provedor. Constata-se o número de templos erguidos em sua honra e a afluência de devotos no dia de sua festa no mundo e, especialmente, no Estado do Ceará do qual é padroeiro.

Além da intercessão, é venerado e apreciado como exemplo de vida a ser imitado por sua vinculação ao Cristo e a Maria.  Através das virtudes teologais da fé, da caridade e da esperança se somam as virtudes humanas sem as quais a graça divina nele não frutificaria. A São José, aplicam-se as palavras de Paulo: Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós (Fl 3, 17).

Ao concluirmos o Ano de São José, no dia 8 de dezembro de 2021, admiramos sua fé obediente que ouve, acolhe e faz o que Deus lhe ordenou sem medir sacrifícios. Consideramos o valor apreciável de sua atitude de justiça ou retidão, conforme o elogio que o texto sagrado lhe faz, chamando-o de homem justo (Mt 1,19), pois, não queria macular a honra de Maria Imaculada. O lírio branco que os artistas põem em sua imagem ou pintura acentua menos sua castidade e muito mais a garantia da pureza da Virgem que ele preservou e respeitou. Preserve, igualmente, a integridade de nossa fé sempre ameaçada.