Relíquia da Beata Madre Rosa Gattorno será acolhida no Regional

A relíquia de 1º grau da Beata Madre Anna Rosa Gattorno, fundada da Congregação Filhas de Santa Ana foi tema de reunião na sede da CNBB Regional NE 1. 

Por: Alex Ferreira, Setor de Comunicação do Regional 

Na manhã do dia 14/04/2023 ocorreu na sede do Regional NE 1, em Fortaleza, uma reunião de apresentação da programação da visita da relíquia da Beata Madre Rosa Gattorno. O momento contou com a participação da irmã Ronilda; pe. Magalhães, secretário executivo e colaboradores do Regional.

A relíquia já esteve na diocese de Sobral e em breve chegará na arquidiocese de Fortaleza, na Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Beata Madre Rosa Gattono 

Rosa Maria Benta Gattorno nasceu em Gênova, Itália, no dia 14 de outubro de 1831. Pertencia a uma família de boas condições financeiras, de bom nome na sociedade e de profunda formação cristã. No pai Francisco e na mãe Adelaide, como os outros cinco filhos, encontrou os primeiros essenciais formadores de sua vida moral e cristã.
Fundou a Congregação “Filhas de Santa Ana, Mãe de Maria Imaculada”, em Piacenza. Depois de um profundo diálogo com o papa Pio IX, por ele recebeu a confirmação de sua missão de fundadora. Vestiu o hábito religioso em 1867, tomando o nome de Ana Rosa, e após três anos emitiu a profissão, com outras doze religiosas.

Com essa fundação, realizou muitas obras de atendimento aos pobres e doentes, às pessoas sozinhas, anciãs e abandonadas; cuidou da assistência às crianças e às jovens, proporcionando-lhes uma instrução religiosa e adequada, a fim de as inserir no mundo do trabalho. Assim, foram abertas muitas escolas para a juventude pobre e a promoção humano-evangélica, segundo as necessidades mais urgentes da época.

Ana Rosa Gattorno faleceu no dia 6 de maio de 1900, muito debilitada, dois dias depois de contrair uma forte influenza, na Casa mãe de Piacenza. A congregação, nesse período, já contava com trezentas e sessenta e oito Casas, nas quais desenvolviam as suas missões três mil e quinhentas religiosas. Ela foi beatificada pelo papa João Paulo II em 2000.

Fonte: http://www.santosebeatoscatolicos.com