Romeiros da Mãe das Dores se despedem de Juazeiro com olhar na missão

Por: Ingrid Monteiro – Jornalista

site Basílica Nossa Senhora das Dores


Chapéu de palha na mão, cânticos e benditos entoados com fé e emoção ao dizer mais um “adeus” à Casa da Mãe das Dores. Foi assim para cada um dos romeiros que participou da tradicional Bênção dos Chapéus e Despedida dos Romeiros nesta sexta-feira, 15 de setembro. Ao meio-dia deste dia festivo em honra à padroeira de Juazeiro do Norte, o interior da Basílica Santuário foi preenchido por fiéis vindos de várias partes do país para vivenciarem a Festa de Nossa Senhora das Dores iniciada no último dia 26 de agosto.

A conhecida “Bênção do Chapéu” é o momento esperado pelos romeiros e romeiras da Mãe das Dores e do Padre Cícero, quando se reuniram em louvor e agradecimento a Deus por mais uma romaria. A programação foi iniciada com a acolhida do Padre Cícero José, reitor da Basílica Santuário, o qual apresentou ao público o tema escolhido para o Ciclo de Romarias do município de Juazeiro do Norte. “A cada ano, nós, enquanto Pastoral de Romaria, que compreende os Santuários de Juazeiro, escolhemos uma temática para reflexão. Este ano, refletiremos o tema “Servo de Deus Padre Cícero Romão, o ‘Padim’ do Sertão” até a Festa de Candeias em fevereiro de 2024, encerrando o Ciclo de Romarias”, pontuou o sacerdote.

Nas palavras do Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, o exemplo e ensinamentos do Padre Cícero Romão foram destacados como legado para a nação romeira. “Se aqui chegamos em romaria e viemos celebrar a Mãe das Dores, ouvindo  os conselhos do Padre Cícero Romão, nós precisamos voltar diferentes para nossas casas, para nossas famílias. Não podemos voltar da mesma forma que aqui chegamos, o coração precisa mudar! Se a Palavra de Deus ecoou em minha vida, alguma coisa mexe dentro de mim, tenho que fazer um propósito,  ouvir os conselhos do meu Padim, voltar para minha terra buscando ser diferente, porque não somos desobedientes. A exemplo de Nossa Senhora, somos obedientes, acolhemos em nossos corações a Palavra de Deus!”.

Seguindo os passos do Padre Cícero Romão em seu amor filial a Nossa Senhora das Dores, muitos romeiros aproveitaram a ocasião para expressarem os seus pedidos e intenções de agradecimento. Como a alagoana Angela Maria que relata emocionada sua graça alcançada. “Eu tive dois infartos, Nossa Senhora das Dores me curou, intercedeu por minha vida. Sou grata pela vida, muita gratidão só isso! Enquanto vida eu tiver, virei a Juazeiro para visitar à Mãe das Dores”.

Contabilizando 23 viagens à Terra do Padre Cícero, o pernambucano Severino Neto já sonha com a sua próxima romaria. “Para mim, a bênção do Chapéu é um momento muito especial, principalmente por estar aos pés da Mãe das Dores e agradecer a ela por muitas graças e bênçãos alcançadas. Em novembro, estarei aqui novamente”. A romeira Maria das Dores de Alagoas também não perde um ano de festividade. “Foi um prazer participar da festa. Só tenho que agradecer a Deus, a Nossa Senhora e ao meu Padrinho Cícero por estar aqui todos os anos. É muita emoção!”.

Com olhar atento ao altar da Mãe das Dores, os romeiros presentes receberam a bênção de envio para o retorno às suas casas. O reitor da Basílica Santuário, Padre Cícero José, encerrou o momento de despedida dos romeiros anunciando os números de fiéis participantes da festividade registrados na Sala de Informações aos Romeiros.

O estado de Alagoas foi o estado com maior número de romeiros na festa da padroeira deste ano. Padre Cícero José motivou os romeiros presentes a trazerem mais um visitante na próxima festividade para vivenciarem a alegria e as bênçãos da romaria. Além disso, o reitor levou os fiéis a refletirem sobre os bons frutos da experiência romeira.  “Olhando para a imagem de Nossa Senhora das Dores, com o chapéu na mão, nos perguntemos: ‘O que é eu levo no coração para aplicar na missão de minha comunidade? Que Maria que tão bem fez a vontade de Deus nos ensine a fazer a vontade de Seu Filho e nos ajude a saber qual o meu compromisso de romeiro missionário para a  minha comunidade!”