Cidade do Vaticano
O Papa Francisco nomeou, nesta quinta-feira (25/07), a brasileira Cristiane Murray como nova vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé. Trabalhará ao lado do diretor, Matteo Bruni, que iniciou o cargo no último dia 22.
Nos últimos dez anos, dedicou mais atenção ao compromisso da Igreja na Amazônia. Participou como enviada em várias viagens papais e em 2018 começou a colaborar com a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos na preparação do próximo Sínodo para a Amazônia (6-27 de outubro de 2019) que vai reunir no Vaticano bispos e participantes de 9 países amazônicos em busca de ‘novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral’.
É casada e tem dois filhos. Fala português, italiano, inglês, espanhol e francês.
Declaração da vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, Cristiane Murray
Recebi essa nomeação com muita emoção. Para os jornalistas e todos colegas do Dicastério para a Comunicação é um grande reconhecimento do nosso trabalho no dia a dia, levando ao mundo o Evangelho, a mensagem do Papa e da Igreja. Ao Papa vai o meu primeiro agradecimento, em nome de todos nós, sobretudo nós mulheres, porque me escolheu para essa tarefa importante. Agradeço ao Prefeito, Dr. Paolo Ruffini, ao Diretor Editorial, Andrea Tornielli, e à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Lorenzo Baldisseri, com quem trabalho há mais de um ano para na preparação da assembleia sinodal para a Amazônia. Asseguro a todos o meu compromisso, o meu esforço e o meu entusiasmo sobretudo ao diretor, Dr. Matteo Bruni, e a todo o grupo da Sala de Imprensa, a serviço da Santa Sé.
Declaração do prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini
Com a nomeação, pelo Santo Padre, de Cristiane Murray como vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, define-se o vértice de uma estrutura fundamental do Dicastério para a Comunicação. A escolha de uma mulher com raízes no Brasil e um olhar aberto para o mundo testemunha o desejo de construir uma equipe que saiba falar a linguagem daqueles que nos ouvem. Estou certo de que Cristiane, que trabalha há tantos anos na mídia vaticana e cujo profissionalismo e humanidade sempre foram apreciados, dará uma contribuição fundamental de inteligência, sensibilidade, memória e projeto no serviço que todos juntos procuramos oferecer à Igreja.