Santuário de Canindé (CE), na arquidiocese de Fortaleza, inicia romaria ao glorioso São Francisco das Chagas

Texto: Thiago Ribeiro

Foto Capa: Santuário de Canindé

O Santuário de São Francisco das Chagas, no município de Canindé (CE) celebra de 24 de setembro a 4 de outubro o novenário e Festa ao seu padroeiro. O local recebe a 2ª maior romaria franciscana do mundo, ficando atrás de Assis, Itália. A temática desse ano “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade” está em consonância com o centenário da chegada da Ordem dos Frades Menores na cidade.

Segundo os organizadores, durante os 11 dias de festividade são esperados mais de um milhão de romeiros vindo de vários lugares do Brasil, mas sobretudo do Norte e Nordeste brasileiros. Eles rumam ao Santuário canindeense na busca de encontrar o santo que faz morada há mais de 260 anos nessas terras áridas e cheia de esperança. Vestidos de marrom e cingidos com um cordão branco querem te tal forma se assemelhar ao estigmatizado de Cristo, o intercessor dos pobres e desvalidos.

Painel de São Francisco das Chagas / Foto: Jander Silva

“Nesta Festa de São Francisco das Chagas de Canindé vamos viver a Fraternidade ensinada pelo pai Francisco, nosso baluarte e guia nesta procissão cuja meta é Cristo”, afirma frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário.

Uma programação especial marca toda a romaria, iniciando diariamente a partir das 5h com a via-sacra, celebrações, atendimento de confissões, visita a Casa dos Milagres, orações na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e na Casa das Velas, batizados, e no cair da tarde a procissão com o Painel de São Francisco percorre as ruas para a Praça dos Romeiros, onde acontecem as novenas.

O ponto de chegada a Canindé é a centenária Basílica, coração dos devotos, que pela sua imponência arquitetônica e ilustrativa impacta os visitantes. No altar-mor está a imagem de São Francisco das Chagas, na qual os romeiros a veneram, ritualizam-na, considera o momento como se fosse o último, levantam os braços, choram, suplicam e agradecem. Ainda, há os que ocupam os templos de outras formas: tocam nas imagens, deixam esmolas nos cofres, quando não há espaço nos bancos sentam ou dormem no chão, e entram de joelhos, da porta principal da igreja até o altar, geralmente, vestidos da mortalha marrom.

Os peregrinos podem visitar também a Igreja Nossa Senhora das Dores e de Cristo Rei (Monte), o Zoológico, Museu Regional, Convento Santo Antônio, Mosteiro das Irmãs Clarissas e a Estátua de São Francisco, um dos maiores monumentos sacros do país. Canindé é considerada a “alma franciscana do Brasil”, em todos os lugares é possível sentir a presença de São Francisco e experimentar nos acontecimentos a “perfeita alegria”.

Festa Youtube

Serviço:
Local: Santuário São Francisco das Chagas, Canindé (CE)
Data: 24 de setembro a 4 de outubro
Mídias: Instagram, Youtube, Facebook, Site e Rádio Web
Contato: (85) 3343.0017