Semana de Lives: Pe. Arnaldo Rodrigues reflete sobre os desafios atuais da comunicação

Pe. Arnaldo Rodrigues, sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro e doutor em comunicação, refletiu sobre os desafios atuais da comunicação na tarde desta sexta-feira, 3 de abril, durante a a Semana de Lives promovida pela Pascom Brasil. Na oportunidade, indicou diversos autores e leituras para aprofundamento dos agentes, que estão elencados ao fim desta matéria.

Logo no início da sua fala, Padre Arnaldo destacou o trabalho realizado pelos agentes da Pascom e afirmou que é um trabalho pastoral pioneiro no mundo. Em diversos países há um trabalho técnico e profissional desenvolvido, “mas é um privilégio dizer que em mais uma coisa nós brasileiros somos pioneiros”. Durante a exposição, um dos pontos levantados foi a convergência das mídias. Citou o pesquisador Henry Jenkins, ao afirmar que “a convergência refere-se ao processo e não ao ponto final. Prontos ou não, já estamos vivendo numa cultura da convergência”.

Pe. Arnaldo chamou a atenção para as relações que são estabelecidas por meio da rede. Recordou um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019, na qual o Santo Padre afirma que “a rede é uma oportunidade para promover o encontro com os outros, mas pode também agravar o nosso autoisolamento, como uma teia de aranha capaz de capturar. Os adolescentes é que estão mais expostos à ilusão de que a social web possa satisfazê-los completamente a nível relacional”.

Devemos ter atenção com os jovens e com a forma como nós comunicamos. A comunicação deve ser essencialmente para criar relações. Por mais que a rede seja utilizada para relacionar, ela não deve ser o fim último, ela deve ser um meio para chegar à plenitude, à comunicação presencial… ela deve favorecer com que estas pessoas não se limitem a criar relacionamentos virtuais.

Um outro desafio levantado pelo sacerdote foi a constante mudança de valores. Os comunicadores devem estar atentos e que é preciso “mudar o estilo de enviar uma mensagem, mas aquilo que é base deve permanecer… quem trabalha com Pascom deve seguir os ensinamentos da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja, isso não muda”, afirmou.

Confira abaixo a íntegra da formação.

Indicações de Pe. Arnaldo Rodrigues para aprofundar a formação

Livros 
  • História da comunicação no Brasil – Marialva Barbosa (Editora Vozes Limitada, 2013)
  • A cultura da Convergência – Henry Jenkins
  • Como defender a fé sem levantar a voz – Austen Ivereigh
  • Subsídios para uma teoria da comunicação de massa – Luiz Beltrão e Newton de Oliveira Quirino (Summus Editorial, 1986)
  • Uma história social da mídia: De Gutenberg à internet – Asa Briggs e Peter Burke (Zahar, 2016)
  • A era do rádio – Lia Calabre (Zahar, 2002)
  • A Sociedade em rede – Manuel Castells (Fundaçao Calouste Gulbenkian, 2002)
  • O controle da informação no Brasil: evolução histórica da legislação brasileira de imprensa – Antonio Costella (Editora Vozes, 1970)
  • Gênese Do Pensamento Comunicacional Latino-Americano – José Marques de Melo e Cristina Maria Gobbi (Editora Metodista, 2000)
  • Comunicação social na Igreja: documentos fundamentais comemorando os 40 anos do Decreto Inter mirifica do Concílio Vaticano II sobre os meios de comunicação social, 1963-2003 – Noemi Dariva,(Paulinas, 2003)
  • Teorías de la comunicación de masas  Melvin Lawrence DeFleur e Sandra J. Ball-Rokeach (Paidós, 1988)
  • Convergências Midiáticas Produção Ficcional. RBS TV – Elizabeth Bastos Duarte (Sulina, 2010)
  • O Rosto e a Máquina. O Fenômeno da Comunicação Visto Pelos Ângulos Humano, Medial e Tecnológico – Volume 2  Ciro Marcondes Filho (Paulus, 2013)
  • Interesses Cruzados. A Produção da Cultura no Jornalismo Brasileiro – Sergio Luiz Galdini (Paulus, 2009)
Autores citados
Artigos
  • História das redes sociais: do tímido ClassMates até o boom do Facebook. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/historia-das-redes-sociais.html
  • Bittencourt, Maria Clara Aquino. Convergência midiática e redes digitais: modelo de análise para pesquisas em comunicação. Appris Editora e Livraria Eireli – ME, 2017.
  • DiMaggio, Paul, Jhon Evans, e Bethany Bryson. “Have american’s social attitudes become more polarized?” Princeton University, [s.d.].
  • Fragoso, Suely, e Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre. A internet na América Latina. Unisinos, 2009.
  • Funke, Manuel, Moritz Schularick, e Christoph Trebesch. “Politics in the Slump: Polarization and Extremism after Financial Crises, 1870-2014”, [s.d.] – Disponível em: http://ec.europa.eu/economy_finance/events/2015/20151001_post_crisis_slump/documents/c._trebesch.pdf
Orientações dos Papas para a Comunicação da Igreja Católica

Fonte: Pascom Brasil