Semana de Oração pela Unidade Cristã 2022 tem data e o lema, inspirado no Evangelho de Mateus, definidos

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) comunica que o tema e as datas da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2022, já estão definidos. O tema será: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus.

No hemisfério Norte, a SOUC será celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro. Aqui no Brasil, e em todo o hemisfério Sul global, a Semana de Oração será de 29/5 a 5/6 de 2022.  Quem irá adaptar o material para as igrejas brasileiras será o CONIC Agreste Pernambucano.

De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa, o tema desta Semana de Oração pela Unidade Cristã é um convite para que os cristãos sejam, como a estrela, um símbolo que conduz todos a Cristo, sinal e fonte da Unidade.

“O encontro e diálogo entre cristãos é um sinal de esperança para a humanidade tão cheia de fraturas. A Semana de Oração é, sem dúvida, um forte momento de expressão do ecumenismo espiritual que constrói pontes, abate muros e semeia a reconciliação”, afirmou.

Estrela, um convite à unidade

Os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos teriam convergido seus caminhos até o nascedouro de Jesus.

Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”.

Em breve, aqui no site da CNBB, traremos mais novidades sobre a SOUC 2022.