Seminário Povos Indígenas e Superação da Violência


 


 



 


 


 


 


 


 


 


 


 


Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) realizará no dia 29 de junho, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja (localizado na Av. Dom Manuel, nº 339 – Centro) o Seminário Povos Indígenas e Superação da Violência.


O Seminário tem como objetivo discutir a temática da segurança pública dos povos indígenas inclusos no território da Arquidiocese de Fortaleza na perspectiva da Campanha da Fraternidade do ano de 2018.


Seminário Povos Indígenas e Superação da Violência é uma realização do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), organização não governamental que tem 35 anos de atuação na defesa e na

promoção dos direitos humanos dos povos indígenas no estado do Ceará.


A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral a construção da fraternidade através da promoção e da cultura da paz, da reconciliação e da justiça, a luz da palavra de Deus, como caminho da superação da violência.


O Documento Base da Campanha cita a violência contra os povos originários como um dos reflexos da falta de fraternidade e respeito à cidadania e aos direitos alheios. Por essa razão, consideramos que tal evento possibilitará a troca de experiências

e promoção de uma cultura de paz que respeite os elementos culturais dos povos originários.


O CDPDH atualmente atua junto aos povos Tapeba (Caucaia), Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba), Kanindé (Canindé e Aratuba) e Jenipapo-Kanindé (Aquiraz).


Todos esses povos atualmente são impactados com a escala da violência e estão vendo seus territórios sendo invadidos pelo tráfico de drogas, furtos, roubos e outras práticas criminosas, o que nos motiva a realizar o seminário.


Participarão representantes indígenas, assim como os membros do Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”: Pastorais Sociais, Cebs, Organismos e Secretariado de Pastoral.


Programação


8h – Acolhida e Café da Manhã.


9h – Ritual de Abertura.


9h30min – Fraternidade e Superação da Violência.


10h30min – Violência nas Terras Indígenas do Ceará.


12h – Debate.


12h30min – Almoço.


14h – Grupos de Trabalho divididos por segmentos – Violência contra as mulheres, violência contra os jovens e violência territorial.


15h30min – Plenária e Sistematização.


16h – Leitura da carta final.


17h – Encerramento.


Informações pelo telefone (85) 3388-8708 no CDPDH.