CONSER NE 1: bispos e leigos se reúnem para estudo sobre cidadania e encaminhamentos pastorais


 


Na manhã do dia 27/06, terceiro dia de reunião do CONSER, contou com a presença de: bispos, padres, religiosas, leigos (coordenadores  regionais de comissões e pastorais), na Casa de Retiro “Maria Auxilio dos Cristão”. Dom Cavuto, bispo diocesano de Itapipoca e secretário regional da CNBB, fala sobre a questão da unidade pastoral e da comunhão no regional, “nossa Igreja a cada dia deve ser mais participativa, em sintonia com a CNBB e seus planos, tudo irá depender de nossa disposição para acolhida dessa nova realidade”.


A palestra de abertura debateu sobre o tema da “Cidadania”, com o professor Eduardo Girão Santiago, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Numa abordagem citativa, o professor introduziu o tema proposto, dando foco à realidade brasileira em diversos contextos sociais. A ressonância da palestra contou com a participação de perguntas de várias comissões regionais e representações diocesanas.



Seguindo a programação da pauta a Comissão de Liturgia apresentou uma abordagem sobre as atividades realizadas pela comissão nos últimos anos, dom Gilberto Pastana, bispo de Crato e referencial para liturgia, destacou a importância da participação das comissões diocesanas de liturgia para o processo continuo de crescimento da comissão regional. Pe. Francisco Ivan, coordenador da comissão, destaca os trabalhos formativos realizados e o encontro regional de liturgia que será realizado no mês de julho, em Fortaleza.



A Comissão para Comunicação Social apresentou um balanço das atividades propostas para 2018, destacando por eixo de trabalho essas atividades: Muticom Regional, Muticom de Itapipoca, Muticom de Férias, Escola de Comunicação (Curso de Documentos da Comunidade e de Comunicação Pastoral), Romaria dos Comunicadores, Encontro dos Coordenadores Diocesanos, Programas de Rádios entre outros. Dom Vasconcelos, bispo de Sobral e referencial para Comunicação e Juventude, agradeceu o empenho da comissão e o compromisso particular dos coordenadores. Alex Ferreira, coordenador da Comissão, refletiu ainda sobre as diversas iniciativas paroquiais e diocesanas no campo da comunicação, também apresentou a realização do encontro de assessores de comunicação diocesanos, proposto para o segundo semestre.



ACOMPANHE AS FOTOS DA REUNIÃO: https://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=623396538026622